Iniciativa faz parte do movimento mundial de mobilização pela prevenção do câncer de mama
O Mercado Público amanheceu nesta quinta-feira (1º) com uma decoração especial, elegante e feminina, em tons de rosa para receber o mês de outubro, dedicado mundialmente à conscientização e luta contra o câncer de mama.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a população no controle do câncer de mama. A doença é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano.
A primeira iniciativa brasileira ocorreu em 2 de outubro de 2002, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco do Ibirapuera. A ação partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do Outubro Rosa a partir de 2010.
Para os frequentadores do mercado, a decoração alegre e atrativa chamou bastante atenção. "Sempre quando vai chegando o mês de outubro a gente já espera para apreciar a decoração. Ficou bonito, diferente, e é um incentivo a mais para a população dar mais atenção à doença”, comentou o auxiliar técnico Roberto Machado.
A iniciativa também foi recebida com muita alegria pelos comerciantes: “Entrar nesse clima de prevenção nos contagia, é importante promover o engajamento de todos, e também lembrar as mulheres como é indispensável realizar os exames preventivos”, destacou Andreia Santos da Silva Carmezini, do Comércio de Calçados.
Nesta quinta, a decoração cor-de-rosa pôde ser vista apenas na Ala Norte do Mercado. Na Ala Sul, conforme informação do presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado, Aldonei Brito, o rosa vai tomar conta dos corredores a partir de sexta-feira (2).
if(!empty($arquivos)){ ?>