28/10/2015 - Administração
1° COAM discute gestão pública na atualidade

Congresso da Administração Municipal faz parte da 3ª Semana do Servidor

foto/divulgação: Carolina Carvalho

Servidores do município participam do primeiro COAM, em Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis realizou hoje (28) o 1° Congresso da Administração Pública Municipal – COAM, em comemoração ao Dia do Servidor Público. O evento, realizado no auditório da Fecomércio para 150 servidores do município, faz parte da programação oficial da 3ª Semana do Servidor que se encerra amanhã (29), com a apresentação da Banda do Exército no vão central do Mercado Público, a partir das 17h.


O COAM é uma iniciativa da Secretaria de Administração, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, para promover aos servidores um espaço de debate sobre os desafios da gestão pública na atualidade.


Para o secretário Gustavo Miroski, que representou o prefeito Cesar Souza Junior na abertura do COAM, a gestão pública no Brasil passa por uma série de transformações em sua forma de administrar recursos, pessoas, processos, tecnologias e projetos. “Permitir o debate em busca de novas formas de atuação dos servidores e sua valorização é uma forma de ter acesso às soluções modernas e criativas de administração para aperfeiçoar os serviços prestados à população”, disse Miroski.


O evento contou com a participação do secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, e do secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior. “Temos o desafio e o compromisso de ampliar e qualificar nosso trabalho e, através de eventos como este, podemos trocar experiências e conhecer novas metodologias de gestão para obtermos bons resultados nas mais diversas camadas da administração pública” comentou Rodolfo.


Para o secretário de Saúde, o COAM marca o Dia do Servidor de uma forma especial. “Como servidor público, apoio e parabenizo o COAM por caracterizar mais uma ação de valorização dos servidores dentre tantas outras promovidas pela atual administração”, afirmou.


Sobre o COAM

O Congresso da Administração Municipal tem o objetivo principal de promover um espaço único de formação continuada aos servidores, e possibilitar a interação e o debate entre as diversas áreas de conhecimento da administração pública municipal.


Entre os temas da primeira edição do COAM deste ano estão os desafios na administração pública, ética e relações de trabalho no âmbito público, intercâmbio de ideias e apresentação de práticas exitosas com o objetivo de modernizar a gestão pública.


Programação COAM 2015

 

  • Conferência de Abertura

 

Os desafios da gestão do trabalho público na atualidade

 

Conferencista: Prof. Dra. em Psicologia, Catarina de Fátima Gewehra (FURB).

 

 

  • Mesa Redonda: (Profissionalização, Vínculos com a Organização, Administração Municipal)

 

Palestra 1:  O Desafio da Profissionalização dos Servidores Públicos

Palestrante: Profa. Dra. Patrícia Vendramini

 

Palestra 2: Vínculos do Servidor com a Organização e Estratégias de Controle Emocional

Palestrante: Profa. Dra. Ana Paula Grillo Rodrigues

 

 

  • Mesa Redonda (Gestão de Pessoas, Assédio Moral no Trabalho, Cultura Organizacional)

 

 

Palestra 3: Gestão de pessoas no serviço público: significando a relação indivíduo/trabalho e aspectos da cultura organizacional

Palestrante: Prof. Dra. em Engenharia de Produção, Edite (UFSC)

 

Palestra 4: Assédio Moral no Trabalho em organizações públicas: conseqüências individuais, grupais e organizacionais.

Palestrante: Prof. Dra. Administração, Suzana da Rosa Tolfo (UFSC)

 

  • ·       Painel - Prática Exitosas

Palestrantes: Thaisa Santos Navolar, Simone Morini 

 

Experiência 1: PICs - Práticas Integrativas Complementares - (PIC-Floripa é desenvolvida pela CPIC com ênfase dada à etapa inicial - Oficina de Sensibilização em Práticas Integrativas e Complementares - Pactuação do Plano Local de Implantação. Esta Oficina é realizada em cada uma das unidades de saúde interessadas, considerando a articulação entre gestores, profissionais e comunidade. Todos os profissionais da unidade devem participar. Acredita-se que a estratégia adotada favorece o protagonismo dos sujeitos, democratizando a gestão e ampliando a atenção integral à saúde.

 

  • Encerramento

 

Manifestação da Plenária – Avaliação e Demandas Formativas para o PMC/2016

 


arquivos para download

galeria de imagens