09/06/2016 - Administração
MPF confere à Capital nota 10 em transparência

Apenas outras três capitais do país obtiveram nota máxima

foto/divulgação: SMA

Município ganha nota máxima no Ranking Nacional da Transparência

O Portal da Transparência da Prefeitura de Florianópolis recebeu nota dez em avaliação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) e divulgada na última quarta-feira (8). Apenas outras três capitais obtiveram nota máxima na avaliação, conhecida como Ranking Nacional da Transparência: Curitiba, Porto Alegre e Recife.

 

 “A gestão municipal assumiu o compromisso com a transparência pública desde o início, e sempre empenhou todos os esforços para facilitar cada vez mais o acesso do contribuinte às informações do Município. Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, no sentido de promover um governo democrático e principalmente responsável”, disse Ivan Grave, secretário municipal de Administração.

 

Histórico da Transparência 

 

Em 2014, a Associação Contas Abertas divulgou o resultado da terceira edição do Índice de Transparência, que analisa os Portais de Transparência de 26 Estados do país, além do Distrito Federal e das Capitais. De acordo com a publicação da época, a Prefeitura de Florianópolis ficou com a 9ª colocação.

 

Já em 2015, um artigo nacional da revista da Controladoria Geral da União – CGU, intitulado “Transparência no setor público municipal: uma análise dos portais eletrônicos das capitais brasileiras com base em um instrumento de apoio à decisão”, Florianópolis alcançou nível de excelência em relação à transparência orçamentária e ficou atrás apenas de Cuiabá na avaliação geral dos quesitos conteúdo, usabilidade e disponibilidade.


Em outro levantamento divulgado no mesmo ano pela CGU, Florianópolis foi a 6ª capital brasileira e a 11ª entre os 492 municípios analisados no país no quesito transparência da informação. Os dados são da pesquisa Escala Brasil Transparente – EBT, índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros.

O Portal Transparência

O Portal Florianópolis Transparente foi lançado em abril de 2013 com 15 sessões agrupadas por assuntos de interesses que levam o visitante para conhecer o portal, os dados institucionais, folha de pagamento, diárias e passagens, quadro funcional, licitações, contratos, convênios, consulta de processos, ouvidoria e publicações, entre outros.

 

 

Fontes:

 

http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/mapa-da-transparencia/ranking/resultados

 

http://www.mpf.mp.br/pa/sala-de-imprensa/noticias-pa/notas-dos-portais-da-transparencia-no-para-estao-21-mais-altas-que-em-2015


arquivos para download

galeria de imagens