home >
CAPPS

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE PESQUISA EM SAÚDE - CAPPS

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis conta com a Comissão de Acompanhamento dos Projetos de Pesquisa em Saúde - CAPPS para avaliar e autorizar as pesquisas que envolvem a rede municipal de saúde.

A análise dos projetos considera, entre outros fatores, a relevância, interesse da insituição e disponibilidade dos serviços.

 

 

 

IMPORTANTE!

Todo projeto de pesquisa que envolve a rede municipal de saúde de Florianópolis deve, obrigatoriamente, ser avaliado pela CAPPS e áreas técnicas envolvidas.

A CAPPS não analisa projetos cuja coleta de dados tenha sido iniciada sem autorização prévia.

 

 

SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

Os projetos de pesquisa que envolvem a rede municipal de saúde de Florianópolis devem ser submetidos à avaliação da comissão pelo formulário abaixo:

 
 

 

 

*O prazo para resposta é de aproximadamente 45 dias.

*Contato e informações: espfloripapesquisa@gmail.com

 

 

AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

 

PROJETOS QUE NECESSITAM DA APRECIAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS - CEPSH

1.   Deve ser submetido à apreciação do CEPSH todo e qualquer projeto que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), conforme definido na resolução CNS 466/12, inclusive os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.

2.   Para os casos em que é necessária a apreciação do CEPSH, após a avaliação da CAPPS em conjunto com a área técnica específica, é fornecida uma Declaração de Anuência da Instituição, condicionando o início da coleta de dados à apresentação do parecer consubstanciado favorável do CEPSH.  

3.  A partir da apresentação do parecer consubstanciado do CEPSH (aprovado), a CAPPS autoriza a pesquisa por meio de um Ofício a ser entregue ao pesquisador, e este ofício deve ser apresentado nos serviços de saúde envolvidos na pesquisa. A CAPPS informa ainda os serviços que serão acessados por meio de Comunicação Interna (CI) ou Comunicação Interna Circular (CIC). 

 

PROJETOS QUE NÃO NECESSITAM DA APRECIAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS - CEPSH

1.   Para os casos em que não é necessária a apreciação do CEPSH, a CAPPS fará a avaliação do projeto de pesquisa em conjunto com a área técnica envolvida e, caso aprovado, emitirá um Oficio de autorização de coleta de dados que deverá ser apresentado pelo pesquisador nos serviços de saúde.

A CAPPS informa ainda os serviços que serão acessados por meio de Comunicação Interna (CI) ou Comunicação Interna Circular (CIC). 

 

 

MEMBROS DA COMISSÃO

Andrea Ferreira Cardoso
Evandro Silveira
Evelise Ribeiro Gonçalves
Fernanda Manzini
Mônica de Souza Netto Mello
Thaís Titon de Souza
 

Confira as pesquisas em andamento (em construção)