home >
CAPPS

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE PESQUISA EM SAÚDE - CAPPS

A Secretaria Municipal de Saúde conta com a Comissão de Acompanhamento dos Projetos de Pesquisa em Saúde - CAPPS para avaliar e autorizar as pesquisas que envolvem a rede municipal de saúde de Florianópolis.

A análise dos projetos considera, entre outros fatores, a relevância e interesse para a instituição.

 

SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

Os projetos de pesquisa que envolvem a rede municipal de saúde devem ser submetidos à avaliação da comissão pelo formulário:


 

 

 1.      Ao concluir o preenchimento do formulário, não esqueça de clicar em “Gravar” ao final da página e de aguardar a mensagem “Seu formulário foi gravado com sucesso!”.

 2.      Após a gravação do seu formulário será encaminhado um e-mail de confirmação de cadastro. Caso não receba o e-mail, observe se o mesmo não foi identificado como spam e esteja no lixo eletrônico.

 3.      Você deve, ainda, abrir o e-mail recebido a fim de confirmar os dados e clicar em “Clique aqui para confirmar”. Desse modo o seu projeto é submetido!


AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

 

PROJETOS QUE NECESSITAM DA APRECIAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS - CEPSH

1.   Deve ser submetido à apreciação do CEPSH todo e qualquer projeto que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), conforme definido na resolução CNS 466/12, inclusive os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.

2.   Para os casos em que é necessária a apreciação do CEPSH, após a avaliação da CAPPS, é fornecida uma Declaração de ciência da Instituição, relacionada à pesquisa e, condicionando o seu início à apresentação do parecer consubstanciado favorável do CEPSH.

3.  A partir da apresentação do parecer consubstanciado do CEPSH (aprovado), a CAPPS autoriza a pesquisa por meio de um Ofício a ser entregue ao pesquisador. Este ofício deve ser apresentado pelo pesquisador nos serviços de saúde envolvidos na pesquisa.

 

PROJETOS QUE NÃO NECESSITAM DA APRECIAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS - CEPSH

1.   Para os casos em que não é necessária a apreciação do CEPSH, após a avaliação da CAPPS e, se avaliação considerar o projeto de pesquisa adequado, a CAPPS autoriza a pesquisa por meio de um Ofício a ser entregue ao pesquisador. Este ofício deve ser apresentado pelo pesquisador nos serviços de saúde envolvidos na pesquisa.

 

IMPORTANTE!

Comissão de Acompanhamento dos Projetos de Pesquisa em Saúde não analisa projetos após iniciada a coleta de dados.

 

MEMBROS DA COMISSÃO

Andrea Ferreira Cardoso
Evandro Silveira
Evelise Ribeiro Gonçalves
Marynes Terezinha Reibnitz
Thaís Titon de Souza
 

Confira as pesquisa em andamento