06/03/2017 - Saúde
Saúde da Capital é referência em pesquisa de universidade alemã

Professores passam dois dias em visita aos centros de saúde de Florianópolis

foto/divulgação: SMS

Pesquisadores alemães usam Florianópolis como referência para estudo sobre Atenção Primária

Pesquisadores da Universidade de Bielefeld, Alemanha, estão em Florianópolis para estudar o modelo de Atenção Primária oferecido na Capital e fazer um estudo comparativo internacional sobre Saúde da Família. O município foi escolhido após ser apontado como referência em visita a outras cidades do País.

 

O objetivo do trabalho, além de conversar com profissionais das unidades, com foco em equipe interdisciplinar, é estabelecer um intercâmbio acadêmico para pesquisas em Atenção Primária à Saúde.

 

Florianópolis tem os melhores resultados em Atenção Primária à Saúde do Brasil, segundo pesquisa do Ministério da Saúde feita em 2015. Foi também a primeira capital do País a atingir 100% de cobertura populacional da Estratégia de Saúde da Família, também como preconiza o Governo Federal.

 

No Brasil, a ideia é que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve ter como base a Estratégia de Saúde da Família. Isso significa que a porta de entrada do paciente é o centro de saúde, onde ele é atendido cada vez mais por equipes especializadas nesse cuidado e acompanhamento das pessoas. Países europeus e, principalmente, o Canadá, usam seus sistemas baseados dessa forma. Nesses lugares, uma média de 95% das pessoas são atendidas por seu médico de confiança.

 

O foco é na prevenção, na promoção da saúde, passando por diagnóstico, tratamento e reabilitação. O resultado é a diminuição dos encaminhamentos, tanto para especialistas em outras áreas médicas como internações em hospitais.

 

A Capital Catarinense tem um dos melhores índices nacionais de internação por causas sensíveis à Atenção Primária (ICSAP), de 16,6% em 2015. Os números de Florianópolis aproximam o município aos índices de qualidade vistos na Europa e no Canadá, considerados referências em todo o mundo.


arquivos para download

galeria de imagens