06/03/2017 - Saúde
Residentes de Saúde da Família participam de formatura

Profissionais fizeram dois anos de especialização na rede pública de saúde da Capital

foto/divulgação: SMS

Formatura foi realizada no Centro de Eventos da UFSC

A Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Florianópolis realizou nesta segunda-feira (06) a formatura da primeira turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e de mais uma turma de Medicina de Família e Comunidade. No total, 45 profissionais foram formados após atuação por dois anos nas unidades de saúde da Capital.

 

Também nesta segunda-feira, 145 novos residentes dos dois programas começaram a atuar no SUS municipal. O programa tem relação direta com a qualificação do atendimento ao usuário dos centros de saúde do município, tanto pelos alunos como seus preceptores e médicos contratados, egressos da residência.

 

Estudo feito pela área de Atenção Primária mostra que os médicos egressos dos programas de residência têm produtividade cerca de 30% maior em relação aos demais profissionais, além de mais resolubilidade nos atendimentos, encaminhando menos pacientes para outros níveis de atenção.

 

Escola 

A Escola de Saúde Pública de Florianópolis foi credenciada no ano passado pelo Conselho Estadual de Educação. O objetivo é avançar os programas já existentes de educação permanente dos trabalhadores da Secretaria de Saúde e ampliar as ações desenvolvidas em parceria com outras instituições no setor. Nos próximos anos, poderão ser oferecidos cursos de pós-graduação e cursos livres para os profissionais da área.

 

Atualmente, a rede municipal de saúde de Florianópolis recebe cerca de 2 mil estudantes por semestre para a realização de diversos tipos de práticas educativas. Também instituiu seu próprio Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade e mantém parceria com instituições de ensino no desenvolvimento de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

 

Já o fomento à educação permanente em saúde tem acontecido desde a publicação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde, em 2011, com o desenvolvimento de planos de capacitações contextualizados, a realização de cerca de 250 cursos livres de capacitação profissional por ano, a instituição de uma publicação científica própria (Revista de Saúde Pública de Florianópolis), entre diversas outras ações que visam à transformação das práticas em saúde e a qualificação dos serviços.

 


arquivos para download

galeria de imagens