hotsite

Vigilância em Saúde


últimas notícias



home >
SAÚDE DO TRABALHADOR - CEREST


Trabalho em equipe

 

  • Histórico

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST é um serviço do Sistema Único de Saúde – SUS e foi criado no intuito de fortalecer as ações relacionadas à saúde dos trabalhadores. Os CERESTs foram implantados pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST através da Portaria 1.679/GM/02, que dispõe sobre o atendimento ao trabalhador no SUS e das portarias nº 2.437/GM/05 e 2.728/GM/09, que dispõem sobre a ampliação e o fortalecimento da RENAST.

O CEREST Regional Florianópolis é uma unidade especializada na área de Saúde do Trabalhador, cujo gestor é o município de Florianópolis, voltado ao atendimento dos trabalhadores, sindicatos, associações de classe e entidades públicas e privadas, nas questões de saúde e segurança relacionadas ao trabalho e foi habilitado através da Portaria SAS/Nº 653, de 19 de Setembro de 2006. Em 28 de fevereiro de 2007, através da Portaria/SS/GAB/Nº 065/2007, foi aprovado o Projeto de Implantação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Florianópolis. 

 

  •  Objetivos

1. Promover a saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente do vínculo empregatício, a partir das Portarias GM 2.728/09 que dispões sobre a RENAST e 1.823/12 que instituiu a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

2. Desenvolver estratégias de atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na redução da morbimortalidade, com a finalidade de:

- Apoiar a implementação e execução de políticas em Saúde do Trabalhador;

-  Promover a atenção integral à saúde dos trabalhadores na Rede SUS;

- Sistematizar as informações em Saúde do Trabalhador para subsidiar a tomada de decisões nas ações de prevenção, promoção e vigilância;

- Investir na educação permanente dos profissionais do SUS em Saúde do Trabalhador;

- Fomentar a comunicação e educação popular em Saúde do Trabalhador;

- Estimular as parcerias .

 

  • Função

 

O CEREST tem como função subsidiar os municípios de sua área de abrangência, através de apoio técnico, nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais.

 

  • Municípios de Abrangência

 

A área de abrangência do CEREST é composta por 22 municípios que compõe a região da Grande Florianópolis: Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Acesse o Blog do CEREST  

 

  • Equipe

 

- Lucila Fernandes More Petroski – Coordenadora do CEREST / Enfermeira

- Edna Maria Niero – Médica do Trabalho

- Suzana S. Arruda – Enfermeira

- Rodrigo Gonçalves – Fiscal de Vigilância em Saúde

- Jeancarlo Menegon – Fiscal de Vigilância em Saúde

- Josiane Ribeiro – Técnica de Enfermagem

- Lua Clara Garcia Gomes de Oliveira - Estagiária


galeria de imagens





Copyright © 2009-2014 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.