16/06/2016 - Saúde
Encontro discute Agricultura Urbana

Objetivo é fortalecer as iniciativas e dar suporte aos agricultores

foto/divulgação: SMS

Inscrições para o encontro são gratuitas

A Vigilância em Saúde de Florianópolis e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o 2º Encontro Municipal de Agricultura Urbana, dia 25, das 8h às 18h. O evento será no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Os principais objetivos são ampliar o conhecimento sobre o tema, compartilhar experiências e discutir estratégias que fortaleçam as práticas agrícolas de base agroecológica.

 

O evento, gratuito, tem a participação de associações, prefeituras, escolas e grupos engajados com o tema em Santa Catarina. O encontro foi criado em 2015 durante reunião entre lideranças comunitárias, membros de coletivos, educadores, estudantes, agrônomos, profissionais de saúde e assistência social, empreendedores e agricultores urbanos.

 

Um dos objetivos é criar a Rede Municipal de Agricultura Urbana, para dar visibilidade política e jurídica a iniciativas que já acontecem na cidade e não têm o devido reconhecimento.

 

“A agricultura urbana é mais do que buscar uma alimentação saudável. Representa uma tecnologia para concretizar uma noção de cidade sustentável, justa e saudável”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Leandro Pereira Garcia. A ideia é que o fortalecimento dessas iniciativas ajude a dar suporte para os agricultores e subsídios para a construção de políticas públicas.

 

Programação

Durante a manhã o evento terá compartilhamento de conhecimentos e práticas, com a realização de oficinas de canteiros, espiral de ervas, produção de mudas viveiros, adubo verde, uso de plantas fitoterápicas, aquaponia, compostagem, minhocário, entre outros temas. A tarde será dedicada a rodas de conversa que culminarão na construção da Carta de Florianópolis.

 

O documento vai contribuir para o desenvolvimento da Capital como referência em sustentabilidade, políticas e ações voltadas à agricultura urbana. Confira a programação completa no documento anexo.

 

A programação e outras informações sobre o evento podem ser acessadas na página do evento no Facebook. Inscrições devem ser feitas neste link.  


arquivos para download

galeria de imagens