Educação Ambiental

23/06/2021 - Meio Ambiente
Programa Cultiva Floripa revitaliza horta do CS Santo Antônio
Na ação do Cultiva Floripa foram feitos canteiros de plantas alimentícias não convencionais e de medicinais

foto/divulgação: Divulgação Floram/SMMA

Revitalização de horta urbana em centro de saúde

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do programa Cultiva Floripa, organizou mutirão para revitalizar a horta do Centro de Saúde Santo Antônio na manhã desta quarta-feira (23). Participaram 12 pessoas, entre moradores e servidores da Saúde, Floram, superintendências de Gestão de Resíduos e de Agricultura e estagiários de Nutrição da Ufsc.

 

De acordo com Maria Aparecida Cabral de Sá, pedagoga e educadora ambiental da Floram, a ação pretende incentivar a alimentação saudável pelo resgate da horta doméstica e pela compostagem dos resíduos orgânicos, além de ser um espaço de socialização, integração e aprendizagem.

 

Os canteiros foram cultivados com plantas alimentícias não convencionais (pancs) como nirá, peixinho, ora- pro nobis e medicinais como hortelã, alfavaca anisada, poejo, menta, alfavaca cravo, mil folhas, funcho, conta Cida de Sá.

 

Cultiva Floripa

 

O programa municipal de agricultura urbana Cultiva Floripa é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, Superintendência de Pesca e Agricultura, Foram e Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria do Meio Ambiente.

 

O programa ajuda Florianópolis a alcançar o objetivo de estar entre as cidades mais criativas e inteligentes, cumprindo as metas de desvio de resíduos do aterro sanitário, estimulando boas práticas alimentares, cultivo e uso de fitoterápicos.

 

CLIQUE AQUI para acessar o Guia de Plantas Medicinais de Florianópolis desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. 


galeria de imagens