Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

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Arquivo Histórico Municipal

O Arquivo Histórico do Município de Florianópolis (AHMF) - Professor Oswaldo Rodrigues Cabral foi criado a partir da Lei n° 4491/1994 (alterada pela Lei 10902/2022) no intuito de conservar e armazenar a história administrativa da capital catarinense datada a partir de 1715.

O AHMF também conta em seu acervo com documentos inseridos dentro de contextos sociais e políticos.
De acordo com o Decreto Municipal 661/95, o AHMF tem por finalidades “receber por transferência, localizar, recolher, registrar, classificar, arranjar, recuperar, conservar, preservar e divulgar os documentos produzidos ou acumulados por Instituições Públicas Municipais, em decorrência de suas funções específicas; e ainda, receber, por doações, documentos de entidades ou pessoas físicas particulares, cuja importância do teor histórico contribua para o resgate da História do Município.”

 

Quem foi Oswaldo Rodrigues Cabral

Com a Lei Municipal n° 7020/2006, o Arquivo Histórico do Município de Florianópolis carrega consigo, desde então, o nome do Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, que além de ser um docente universitário, era médico, escritor e político catarinense. Oswaldo também é autor de obras acerca do campo da medicina, antropologia e história. Também integrou durante a sua vida associações culturais, como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Sua história pode ser explorada mais a fundo no documentário feito pelo AHMF que conta sobre sua vida e contribuições para a cidade de Florianópolis.

 

O Acervo

Com documentos de 1715 até 2010, o AHMF organizou os mais de 410 metros lineares de documentos em quatro fundos, no qual pode ser encontrado papéis, fitas VHS, livros, mapas e muito mais:

Fundo 1 - Câmara Municipal de Desterro (1726-1890). Catalogado e disponível ao público (ver inventário para download abaixo);

Fundo 2 - Superintendência Municipal (1890-1929). Em processo de catalogação;

Fundo 3 - Conselho da Intendência Municipal (1891-1929). Em processo de catalogação;

Fundo 4 - Prefeitura Municipal de Florianópolis (1930-Atual). Em processo de catalogação.

 

Como consultar o acervo:

O Arquivo Histórico do Município de Florianópolis é aberto à consulta por qualquer indivíduo, sendo recomendado o agendamento por e-mail para um melhor atendimento. Todo o material organizado está aberto à consulta, à exceção dos documentos que se encontram restritos por estarem separados para restauração. Como o acervo do AHMF armazena diversos documentos únicos e insubstituíveis, solicitamos que o pesquisador siga as orientações abaixo no intuito de salvaguardar nosso espaço:


A consulta de documentos é realizada dentro da Sala de Pesquisa, sendo proibido a entrada de objetos com potencial de danificar os documentos, assim como a segurança do espaço (comidas, bebidas, canetas, etc). O AHMF disponibiliza um guarda-volume na entrada para armazenar seus pertences com segurança; 


Ao manusear algum documento dentro do AHMF, é estritamente necessário a utilização de luvas e máscaras. Também é recomendado que não apoie braços e cotovelos sobre o material;


Caso seja necessário fazer anotações, é estritamente proibido que faça registros sobre o documento, assim como dobras ou marcações dentro de livros. Para uma pesquisa densa, recomendamos que traga seu próprio material para anotações;


Não é permitida a reprodução dos livros, exceto por meio de registros digitais a ser feito pelo pesquisador durante a consulta, com uso de máquinas fotográficas e/ou smartphones sem o uso do flash;


Não é permitido o uso de celular na Sala de Pesquisa, mantenha-o em modo silencioso e quando necessário, atenda-o na recepção do prédio;


É necessário o cadastramento do pesquisador e assinatura do Termo de Responsabilidade ao adentrar nas dependências do AHMF no intuito de realizar a pesquisa;


Mantenha o silêncio durante a pesquisa;


Em caso de dúvidas, os funcionários estarão à disposição para ajudar o pesquisador.


Observações:


Pesquisas que envolvam transcrição devem ser solicitadas, por e-mail ou no ato da pesquisa, através do Termo de Responsabilidade para Trabalhos Paleográficos;

Pesquisas que necessitem a emissão de certidão a partir de registros nos Livros de Cemitérios há de ser solicitado, por e-mail ou nas dependências do AHMF, a Ficha de Solicitação de Certidão.


Endereço: Praça XV de Novembro, n° 180 - Centro, Florianópolis/SC - Esquina com a Rua Tiradentes - CEP: 88010-400

Contatos: (48) 3333-9743 / arquivo.smcej@pmf.sc.gov.br / arquivofloripa@gmail.com