Secretaria Municipal de Infraestrutura

02/03/2022 - Infraestrutura
Revitalização da Rua da Praia está na reta final
Região será dotada de ampla infraestrutura de lazer

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

A Rua da Praia já com o pavimento em paver em toda a sua extensão

A revitalização da Rua da Praia, cuja maior parte faz frente para o mar da Tapera, no Sul da Ilha, já está na reta final das obras complementares que vão dotar a região de ampla infraestrutura de lazer. Iniciadas em março do ano passado, elas vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura.
 
No momento, está sendo executado o deck de madeira (que terá guarda-corpo) e a passarela de acesso à praia. Em seguida, será feito o playground e a academia de ginástica ao ar livre. O lugar ainda contará com mesas de concreto; bicicletário; paisagismo de canteiros com arbustos, e lixeiras.
 
Serviços já concluídos
 
Acessada pela Rodovia Açoriana, a Rua da Praia tem 476,51 metros de extensão (sendo que 334,90 metros estão voltados para a orla). Ela já passou pela troca do pavimento com lajota por paver (blocos de concreto intertravados) em cerca de 300 metros da via, além do restante da rua, que ainda era de chão batido, ter sido qualificada com paver também. “Demos uniformidade à Rua da Praia”, reforça o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina. Antes disso, foi feito o novo sistema de drenagem da Rua da Praia.
Ainda foram revitalizados os passeios (calçadas), que eram de concreto e passaram a ser de paver, razão pela qual ficaram no mesmo nível da pista de rolamento, os quais receberam bancos.
 
“A população da Tapera já está sentindo o desenvolvimento econômico da região melhorar com as obras na orla”, atestou o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.
  
O projeto urbanístico é do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e sua execução pela empreiteira Arruda Ltda. – EPP corresponde a um investimento total de R$ 1.215.060,70. Os serviços incluem a implantação de vagas de estacionamentos e de baias de ultrapassagem para veículos de sentidos contrários, e sinalização viária.
 
Iluminação Pública
 
Já a empresa Quantum Engenharia ficará responsável pela revitalização da iluminação pública do trecho da Rua da Praia da orla, no qual vão ser aplicados R$ 183.176,67. Detalhe: a nova rede elétrica será toda subterrânea, enquanto a nova rede de distribuição elétrica continuará sendo aérea.
  
A entrega das obras está prevista para o mês que vem, em comemoração ao aniversário da cidade.
 


galeria de imagens