Gestão de Resíduos (SMMA)
A COLETA DE RESÍDUOS DOMICILIARES (INFORMAÇÕES SOBRE SERVIÇO) (32317)
Os resíduos sólidos devem ser colocados na rua no dia e horário certos, conforme roteiros de coleta convencional ou seletiva.
Em Florianópolis, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos orienta o usuário a separar os resíduos em quatro frações: recicláveis mistos (metal, plástico, papel/papelão), vidro, orgânicos compostáveis e rejeito. Até 2030, estabelece a meta de desviar do aterro sanitário 90% dos resíduos orgânicos e 60% dos recicláveis secos.
Os resíduos orgânicos devem ser recuperados no domicílio, encaminhados para a seletiva flex da Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou entregues em pátios de compostagem institucionais e comunitários.
CLIQUE AQUI para ver mudança na coleta convencional e seletiva durante a Operação Verão 2022/2023
1) COLETA DE LIXO CONVENCIONAL (REJEITOS)
CLIQUE AQUI para ver os roteiros de coleta convencional por bairros e regiões da cidade
CLIQUE AQUI para ver o MAPA da coleta convencional
Residências unifamiliares devem usar lixeiras junto ao alinhamento do muro ou contentores de 120 litros.
Resídências multifamiliares (condomínios e quitinetes), comércio e serviços devem adquirir contentores plásticos de modelo americano com capacidade de 240 ou 360 litros. Os contentores devem ser apresentados para a coleta junto ao alinhamento do muro.
A Lei Municipal 113/2003 alterada pela Lei Complementar 705/2021 estabelece que edificações das diferentes espécies de usos e atividades deverão dispor de local específico para apresentação dos resíduos à coleta, com equipamentos móveis, situado junto ao alinhamento do muro frontal, fundo ou lateral. No caso de imóveis com mais de uma testada, em local visível, disposto na parte interna da propriedade, de modo a não obstruir o passeio público ou, quando tratar-se de condomínios residenciais, comerciais e empreendimentos de grande porte, atender instruções normativas da operadora dos serviços de manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana. O local da apresentação dos resíduos à coleta deverá ter fácil acesso aos caminhões coletores.
A Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente recomenda a compra de contentores de qualidade, que respeitem as normas ABNT e contenham proteção UV (ultravioleta) para evitar que ressequem com o sol e o calor e quebrem com facilidade. Embora não indique empresas, alerta que tem encontrado nos roteiros equipamentos importados de qualidade inferior aos contentores produzidos pela indústria nacional.
2) COLETA SELETIVA SECOS E ORGÂNICOS
Seletiva de recicláveis secos mistos (plástico, metal, papel e papelão) de porta em porta
CLIQUE AQUI para ver o dia da coleta seletiva por bairro
NESTE MAPA busque pelo nome da rua e clique na tela para saber dia e turno em que a coleta de recicláveis é feita pela Smma
Separe plásticos, metal e papel e acondicione em sacos claros ou transparentes. Os materiais devem estar limpos. Amasse e desmonte as embalagens para reduzir o volume. A coleta seletiva de recicláveis secos atende todos os bairros de Florianópolis, exceto servidões com muita dificuldade de acesso e sem condições para manobra do caminhão.
A coleta seletiva é feita com caminhões compactadores que aumentam a eficiência e reduzem a pegada ambiental.
CLIQUE AQUI para baixar a arte para imprimir adesivo para lixeiras
CLIQUE AQUI para saber o que separar para a coleta seletiva de recicláveis secos.
Seletiva só de vidro
Embalagens de vidro devem ser separadas dos demais recicláveis para a seletiva flex de porta em porta nos bairros e roteiros já atendidos ou para levar aos pontos de entrega voluntária (PEVs) e Ecopontos da Smma.
CLIQUE AQUI para ver o mapa da coleta seletiva flex só de vidro com contentor europeu para estabelecimentos (bares, restaurantes e padarias) e condomínios residenciais ou corporativos.
Florianópolis foi a primeira capital do Sul do Brasil a implantar pontos de entrega voluntária (PEVs) exclusivos para embalagens de vidro. Foram instalados 10 PEVs nos bairros continentais em dezembro de 2014. Hoje a rede abrange 147 pontos em toda cidade. Todo vidro movimentado pela Smma é doado para associações de triadores, principalmente a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR) e a Sul Recicla.
CLIQUE AQUI para saber onde ficam os pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro
Seletiva de orgânicos compostáveis
Coleta seletiva de verdes de porta em porta
CLIQUE AQUI para ver calendário da coleta de verdes em 2022
CLIQUE AQUI para ver calendário da coleta de verdes em 2023 (NOVO!)
Prefeitura de Florianópolis, por meio da Smma oferece coleta seletiva de resíduos verdes de porta em porta. O recolhimento de restos de poda, galhos, folhas e grama será feito até 10 vezes este ano em cada região da cidade. A cidade foi dividida em 50 rotas e o caminhão só não vai ter condições de acessar servidões muito estreitas.
Os resíduos verdes de quintal e jardim processados são transformados em cepilho e composto orgânico usados em ações e práticas de agricultura urbana, no ajardinamento e paisagismo de ruas, parques e praças, em hortas urbanas comunitárias e institucionais (redes municipais de saúde e educação).
CLIQUE AQUI para saber como fazer a separação e dispor para coleta os resíduos verdes
Seletiva flex de orgânicos
A seletiva flex de orgânicos coleta restos de alimentos com caminhões satélites que exigem contentor modelo europeu na cor marrom condomínios do Itacorubi, Córrego Grande e Trindade, o Hospital Governador Celso Ramos e as creches do Horário e da Serrinha.
Pelo sistema de bombonas atende Monte Verde (22 pontos), Monte Cristo (17 pontos), Ribeirão da Ilha (17 pontos), Morro do Quilombo (17 pontos), Ratones (30), condomínios do Itacorubi (10), Cepon-SC e Jurerê Internacional. Os moradores devem separar os restos de alimentos em baldinhos e levar até os pontos de entrega voluntária (PEVs).
CLIQUE AQUI para consultar o mapa da seletiva flex só de orgânicos
3) REMOÇÃO DE VOLUMOSOS
Agendamento
Para ter acesso ao serviço de remoção de volumosos, o usuário deve entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo WhatsApp (48) 3271 6833 das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento que será feito sem cobrança. Também pode fazer a solicitação pelo e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br.
Na data marcada, o resíduo volumoso deverá ser disposto na calçada. As equipes de coleta não podem acessar propriedade privada para fazer o recolhimento.
Resíduos volumosos são móveis, eletrodomésticos, restos de construção (pequenas quantidades e ensacados), latas e pneus e madeiras (separar de outros materiais). Podas devem ser destinadas à coleta seletiva de verdes.
Caixas em comunidades
CLIQUE AQUI para consultar a agenda 2022 dos PEVs volantes (caixas estacionárias) para volumosos em comunidades
4) REDE DE ECOPONTOS
A rede de Ecopontos da Prefeitura de Florianópolis movimentou 11,8 mil toneladas de resíduos em 2021. Desde dezembro de 2020, os Ecopontos da Smma passaram a receber também resíduos orgânicos compostáveis.
São registrados mais de 9 mil atendimentos por mês nos Ecopontos do Itacorubi, Morro das Pedras, Canasvieiras e Capoeiras. Também há o Ecoponto do Monte Cristo para atendimento da comunidade local.
CLIQUE AQUI para saber onde ficam e o que pode ser entregue na rede de Ecopontos da Smma.
CERTIDÃO DE VIABILIDADE DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES (22438)
Fornecimento de certidão de viabilidade de coleta de resíduos sólidos domiciliares para empreendimentos imobiliários, conforme Decreto nº 8057, de 9 de abril de 2010.
Informações importantes sobre a Instrução Normativa 001/2021
- Fica estabelecido o prazo de 30 (trinta) dias úteis, a contar da data de abertura do processo junto ao Pró-Cidadão, para a primeira análise do Processo de viabilidade de coleta.
- Cada Processo de Análise de Certidão de Viabilidade de Coleta de Resíduos será submetido a, no máximo, três (3) reapresentações.
- No caso de não aprovação do projeto após as três reanálises, o processo será indeferido e arquivado.
- Fica estabelecido o prazo máximo de 90 (noventa) dias, a contar da data da emissão do parecer de análise, para a reapresentação do Processo de viabilidade de coleta.
- A não reapresentação do processo dentro do prazo de 90 (noventa) dias implica no indeferimento e arquivamento do processo.
- Em caso de arquivamento do processo por indeferimento, o requerente deverá dar entrada em novo Processo de Análise de viabilidade de coleta de resíduos sólidos domiciliares, junto ao Pró-Cidadão, ou órgão que venha a substituí-lo, não havendo a possibilidade de desarquivamento do processo anterior para a sua continuidade.
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA E REMOÇÃO (22348)
Solicitação de ampliação de roteiros porta a porta da coleta de resíduos convencional ou seletiva em ruas e servidões.
Solicitação de instalação de contentores para disposição de rejeitos/lixeiras coletivas em locais onde o caminhão de coleta não tem acesso ou condições e manobra.
Solicitação de instalação de contentores para pontos de entrega voluntária de vidros (PEVs de Vidro).
Solicitação de caixas estacionárias para remoção de resíduos volumosos.
CERTIDÃO DE PARTICIPAÇÃO DA COLETA DOMICILIAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS (22054)
Fornecimento de Certidão de Participação da Coleta de Resíduos Sólidos domiciliares realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Florianópolis para fins de comprovação de implementação parcial do Plano de Gerenciamento de Resíduos, para empreendimentos já existentes.