Secretaria Municipal de Saúde

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SAÚDE AUDITIVA

O Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva (SASA) presta serviço aos usuários do SUS com perda auditiva para a concessão e o uso do dispositivo de Tecnologia Assistiva (aparelho auditivo de amplificação sonora individual, implante coclear, prótese ancorada no osso e sistema FM) e as orientações referentes ao uso e manuseio do dispositivo recebido.

 

Endereço:


Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Av. Prof. Henrique da Silva Fontes, 6100 - Trindade, Florianópolis - SC, 88036-700 - Setor TFD/Alto Custo, sala 4.

 
Atendimento: 


8h às 12h e das 13h às 17h
Fone: (48) 3239-1576 ou 3239-1603
E-mail para contato:  saudeauditivafpolis@gmail.com

 

COMO ENCAMINHAR PARA O SASA:

 

1.O PROCESSO INICIAL ou de entrada no SASA é realizado mediante a apresentação dos seguintes documentos: 

Encaminhamento para o Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva - SASA preenchido por Médico Otorrinolaringologista, Fonoaudiólogo ou Médico de Saúde da Família (obrigatório o documento original com assinatura e carimbo do registro profissional). 

Para acessar o encaminhamento: https://www.saude.sc.gov.br/images/stories/SUR/encaminhamento_sasa_NOVO.pdf

 

  • Cópia do CPF e RG do usuário. 
  • Cópia do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do usuário.
  • Comprovante de frequência escolar para estudantes.
  • Cópia do último exame de audiometria.
  • Contatos telefônicos atualizados.

O setor de Alto Custo da Gerência de Regulação em Saúde poderá receber os documentos de três maneiras: 

  • Presencialmente: Setor de Alto Custo/Tratamento Fora do Domicílio (TFD). na Secretaria Municipal de Saúde. Situada na Avenida Henrique da Silva Fontes, 6100 - Bairro Trindade- Florianópolis-SC;
  • Pela internet no e-mail: saudeauditivafpolis@gmail.com;
  • Whatsapp: (48) 98856-2156.


2. REPOSIÇÃO DE APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL (AASI):

O usuário que necessitar REPOR seu aparelho de audição deverá providenciar um dos documentos listados abaixo e entregar na Secretaria Municipal de Saúde de seu município para o agendamento da consulta.

2.1. Boletim de Ocorrência Policial (B.O), 
2.2. Orçamento da Assistência Técnica ou 
2.3. Check List. 
2.1.1. Boletim de Ocorrência Policial (B.O): No caso de perda, furto ou roubo devidamente comprovado por BO, informando a quantidade (se “UM” ou "DOIS" aparelhos), qual orelha ("direita" ou “esquerda”), o número de série do(s) aparelho(s) a discriminação do valor dos componentes a serem repostos e da mão de obra, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços, conforme o Art. 40 da Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990. Comprovante de residência, Cartão Nacional de Saúde - CNS e telefones para contato.
2.2.2. Orçamento da Assistência Técnica: Falha técnica de funcionamento do AASI (estragado, gaveta da pilha quebrada), findo o prazo de garantia do AASI. Documentos para o processo:
Laudo da Assistência Técnica em papel timbrado da empresa que forneceu o orçamento, com CNPJ, informando a marca, o modelo e o número de série do(s) AASI, informando a orelha ("direita" ou “esquerda”). Como conseguir um orçamento: O usuário deve solicitar um orçamento na recepção do Instituto Otovida;
3.3.3. Check List: Quando o usuário realizar orçamento da assistência técnica e não for possível o conserto do AASI, será emitido pelo prestador SASA (Instituto Otovida) o documento Check List, documento este que substitui o laudo por orçamento da assistência técnica.
Para ambos os processos: 

  • O agendamento da consulta será conforme as vagas mensais disponibilizadas e de acordo com a classificação de risco de prioridade do protocolo de acesso da regulação municipal.

 

3. TRANSFERÊNCIA DE MUNICÍPIO

O usuário que mudar de domicílio e precisar ser atendido em outro prestador de Saúde Auditiva deverá solicitar o encaminhamento de transferência para o prestador antigo ou para o novo prestador apresentando comprovante de residência atualizado.

4. IMPLANTE COCLEAR E PRÓTESE AUDITIVA ANCORADA NO OSSO

Nos casos do paciente ser candidato a cirurgia de IMPLANTE COCLEAR (IC) ou PRÓTESE AUDITIVA ANCORADA NO OSSO (PAAO), deverá primeiro ser atendido no Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva, para realizar todas as avaliações com a equipe multiprofissional e posteriormente se indicado o uso do dispositivo, será encaminhado o processo do SASA para o Serviço Hospitalar de Saúde Auditiva (SHSA).