Floripa Se Liga na Rede
O Programa
O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), em parceria com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que visa promover a interligação de todos os imóveis (residenciais e comerciais) atendidos por rede pública de esgoto e eliminar as inadequações nas instalações prediais que possam causar prejuízo ao sistema.
Atuando de forma conjunta, estratégica, planejada e itinerante, com técnicos da Diretoria de Saneamento, da Vigilância Sanitária, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram) e da Casan, o programa faz a inspeção de ligações de esgotamento sanitário e pluviais dos imóveis, além de orientar e oferecer condições para que o cidadão possa se regularizar.
Em uma aproximação do poder público com o munícipe, o Programa Floripa Se Liga Na Rede promove ações para sensibilizar a população quanto aos benefícios e a melhora das condições ambientais, sanitárias e da qualidade de vida dos munícipes em decorrência da regularização.
Também é atribuição do programa notificar o proprietário do imóvel que apresenta inadequações, oferecendo os devidos prazos legais, e alertar sobre os riscos de multa e ação civil por parte do Ministério Público de Santa Catarina.
Lançado em 2013, o Programa Floripa Se Liga Na Rede está em uma segunda fase desde o primeiro semestre de 2018.
Objetivos do Programa
1. Proteger os recursos hídricos e prevenir a contaminação do solo e lençol freático.
2. Divulgar ações para sensibilizar a população sobre a necessidade e importância da ligação adequada à rede pública de esgoto, salientando benefícios e melhorias para as condições ambientais, sanitárias e da qualidade de vida do município.
3. Inspecionar imóveis atendidos por rede pública de esgotamento sanitário no município.
4. Reduzir o extravasamento de esgoto nas Caixas de Inspeção (CI), Poços de Visita (PV) e Estações Elevatórias de Esgotos (EEE) originado pelo lançamento irregular de águas pluviais, gordura e outros resíduos na rede coletora de esgoto;
5. Promover a atualização e alimentação do cadastro de usuários do sistema de esgoto da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), abrangendo informações da rede pública de esgotamento sanitário e das ligações dos imóveis.
6. Regularizar imóveis que estejam com inadequações nas ligações prediais de esgoto, tais como:
- Lançamentos de esgoto nas galerias de águas pluviais, cursos d’água, lagoas e praias;
- Lançamento de águas pluviais e gordura na rede pública de esgotamento sanitário;
- Não ligados à rede coletora de esgoto.