Secretaria Municipal de Assistência Social

home > serviços
Listagem de Serviços e Documentos
Para obter informações sobre serviços ou documentos, clique no botão Info. Para os serviços on-line, está disponível o botão de acesso.

Casa de Passagem para Mulheres em Situação de Rua e/ou Violência

Esse serviço de acolhimento institucional funciona na modalidade de Abrigo Institucional que pela Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e a Política Nacional de Abrigamento de Mulheres em Situação de Violência oferece acolhimento provisório, inserido na comunidade, com características residenciais, e  proporciona ambiente acolhedor  respeitando as condições de dignidade dos seus usuários. Oferta atendimento individualizado e especializado, com vistas a conhecer a história da pessoa que esta sendo atendida. Em função da necessidade o abrigo está funcionando provisoriamente atendendo mulheres em situação de rua e/ou violência.Usuários: O público-alvo são mulheres acima de 18 anos, em situação de rua e/ou violência acompanhadas ou não de seus filhos (crianças e adolescentes) que não estejam sob risco de morte e que necessitam de proteção em ambiente seguro e acolhedor.Condições e Formas de Acesso: os encaminhamentos para acolhimento neste serviço são efetuados pelos técnicos dos Serviços de Média Complexidade. Período de Funcionamento: Ininterrupto (24 horas).

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – CENTRO POP

É uma unidade pública e estatal, de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS. Presta serviços especializados e continuados, para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivênciaO Centro POP oferece os seguintes Serviços:- Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, sendo responsável em assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. Visa através de uma equipe interdisciplinar (assistentes sociais e psicólogos) prestar atendimento, encaminhamento e acompanhamento de usuários que freqüentam o Centro POP, disponibilizando alimentação ( café da manhã, almoço e lanche) e higiene pessoal.- Serviço Especializado em Abordagem Social (Rua)- oferecido de forma contínua e programada, tendo como finalidade assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa identificando nos territórios a incidência de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua. Dessa forma, busca a resolução de necessidades imediatas evitando os riscos que a rua oferece, promovendo encaminhamentos ao Centro POP, Hospitais Gerais, IPQ e demais Serviços de Saúde oferecidos pelo município.Condições e Formas de Acesso: Endereço: Rua General Bittencourt, nº 239Telefone: (48) 3333-2113 -  Serviço Especializado para População em Situação de RuaTelefones:  (48) 9957-2147 ou (48) 98482-7258 -  Serviço Abordagem Social

Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - CREMV

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência é um equipamento essencial do programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, oferecendo espaço de acolhimento e atendimento social, psicológico e orientação jurídica individual ou em grupo, visando promover a ruptura da situação de violência. Tem como pressupostos básicos os seguintes princípios norteadores: A violência contra a mulher é uma violência dos direitos humanos e se expressa de diferentes formas: violência doméstica, violência sexual, tráfico de mulheres, assédio sexual entre outras.   A violência contra as mulheres se funda nas desigualdades sociais (em especial a de gênero) que estruturam a sociedade. Para garantir a equidade de gênero, os preconceitos, atitudes e padrões comportamentais na sociedade que perpetuam a violência contra as mulheres devem ser eliminados. Usuários: Mulheres em situação de violência e seus familiares.Formas de Acesso: Procura espontânea e por encaminhamento da rede socioassistêncial do município de Florianópolis/SC.Endereço: Rua: Delminda da Silveira s/nº- Fundos da Promenor e ao lado da 6ª Delegacia de Polícia da Capital- Bairro: Agronômica – Florianópolis/SC.Telefone: 3224-7373 e 3224-6605Email: cremv@pmf.sc.gov.brHorário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08 às 19 horas.  

LA/PSC: Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC)

O Serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Constitui-se em trabalho de orientação, apoio e supervisão visando promover socialmente o adolescente e sua família, inserindo-os se necessário, em programas socioassistenciais governamentais e não governamentais; engloba também a supervisão da freqüência e aproveitamento escolar do adolescente, promovendo, inclusive, sua matrícula; objetiva também o encaminhamento no sentido da profissionalização do adolescente e de sua inserção no mercado de trabalho.Usuários: Adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa, em meio aberto, de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade.Formas de Acesso: Encaminhamento da Vara da Infância e JuventudeEndereços: CREAS ILHA Rua Rui Barbosa, 677, Agronômica, Florianópolis Telefones: 3216-5256 / 3216-5218   CREAS CONTINENTE Rua Manoel Pizzolati, 311, Jardim Atlântico, Fpolis Telefone: 3348-9604 Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 19:00 horas

PAEFI: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos

Descrição: Acompanhamento psicossocial a famílias e indivíduos de forma sistemática visando a promoção de direitos e o fortalecimento dos vínculos familiares, buscando o rompimento das situações de violações de direitos.Usuários: Famílias e/ou indivíduos em situação de direitos violados/violências.Formas de Acesso: Encaminhamentos da Vara da Infância e Juventude, Conselhos Tutelares e CREAS de outros municípios.Endereços:   CREAS ILHA Rua Rui Barbosa, 677, Agronômica, Florianópolis Telefones: 3216-5256 / 3216-5218   CREAS CONTINENTE Rua Manoel Pizzolati, 311, Jardim Atlântico, Fpolis Telefone: 3348-9604 Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 19:00 horas

PETI: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Programa responsável por coordenar ações integradas e complementares com objetivo de enfrentamento ao trabalho infantil, sendo potencializado nos serviços socioassistenciais do município de Florianópolis, através das seguintes ações permanentes: - Oferta de atendimento às crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV);- Trabalho social com famílias por meio dos serviços continuados do PAIF/CRAS (Serviço de Proteção a Atendimento Integral à Família) e PAEFI/CREAS (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos); - Registro no Cadastro Único e inclusão da família do Programa Bolsa Família para transferência de renda.Importante salientar que as novas diretrizes para o trabalho de prevenção e erradicação do trabalho infantil exigem articulação intersetorial para uma plena realização dos objetivos e comportam cinco eixos: Informação e Mobilização; Identificação; Proteção; Defesa e Responsabilização; e Monitoramento.Usuários: Crianças e Adolescentes de 0 a 15 anos completos em situação de violação de direito em decorrência do trabalho infantil e seus familiares.Formas de Acesso: Encaminhamentos dos Conselhos Tutelares, Organizações não Governamentais, Programas e Projetos da rede pública, com o diagnóstico de trabalho infantil devidamente identificado.   Endereço: Rua Arcipreste Paiva - 107 – Centro Florianópolis SCObservação: Todas as demandas são encaminhadas para atendimento nos programas e serviços da rede socioassistencial e demais sistemas de proteção.  Telefone: (48) 3251-6242 - CoordenaçãoHorário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 12:00 às 19:00 horas – Coordenação do PETI; os atendimentos às demandas são realizados no horário de funcionamento dos demais serviços socioassistenciais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis.

PROGRAMA FELIZ IDADE EM ATIVIDADE

O Programa Floripa Feliz Idade em Atividade (FFIA) é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, no âmbito do Programa Floripa Feliz Idade(FFI). Sua finalidade é oferecer aulas de ginásticaà grupos de pessoas idosas a partir dos 60 anos, residentes em Florianópolis.As aulas ocorrem em locais próximos onde os idosos residem, como salões de igreja, associações, clubes, etc., e isto, facilita uma maior participação de todos.   O programa existe desde o ano 2000 e, neste período, já atendeu a milhares de idosos.Segundo dados do último IBGE (2010), Florianópolis conta com uma população de 48.423 pessoas acima de 60 anos o que demonstra a importância da manutenção e ampliação desse tipo de programa social voltado à pessoa idosa, principalmente, pelos benefícios advindos da prática regular de exercícios físicos. Estudos demonstram que há uma melhora significativa da condição biopsicossocial dessa população. Os exercícios físicos influenciam significativamente na saúde e na capacidade funcional desses indivíduos. Para além disso, estes momentos de encontro são um importante contributo para a manutenção de vínculos sociais, outro fator fundamental nessa fase da vida.                       Maiores informações sobre os grupos e como participar dos mesmos, ligue para 3213-5599.

PROGRAMA FLORIPA FELIZ IDADE

O programa Floripa Feliz Idade é uma área da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Florianópolis e tem como propósito a interação social, a troca de experiências, além da oferta de estímulos para a melhoria do nível social, afetivo, cognitivo e da qualidade de vida do idoso.   Atualmente são 135 grupos de cadastrados no programa que se encontram geralmente uma vez por semana, sendo 117 grupos de convivência que realizam diferentes atividades, sejam elas culturais, artísticas, manuais, artesanais, bingo e, 18 grupos que realizam atividades físicas, que é o Floripa Feliz Idade em Atividade. Juntos estes grupos somam mais de 4 mil pessoas idosas participantes.   Além das atividades realizadas pelos grupos, a equipe do Floripa Feliz Idade busca visitar todos os grupos para estar mais próximo dos participantes, entender como é a sua dinâmica e suas necessidades. Também são realizados eventos anuais que tem como propósito a integração e socialização dos participantes. Os principais eventos organizados pela prefeitura municipal de Florianópolis são:   Desfile de Carnaval   Arraiá   Show de talentos       Também são realizados encontros trimestrais com os Coordenadores e Vice-Coordenadores dos Grupos e o propósito é estarmos sempre atualizando as informações pertinentes a PMF e Semas, além ofertar palestras com temáticas essenciais voltados para a pessoa idosa.   Para os grupos de convivência cadastrados no Floripa Feliz Idade a Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social disponibiliza:   - Um kit alimentício mensal que contém bolachas, café, leite, dentre outros alimentos que são oferecidos no intervalo do encontro; - Um kit artesanato que é oferecido anualmente e contém linhas, toalhas, tintas e vários materiais que possibilitam os integrantes dos grupos confeccionarem artesanatos; - Uma viagem de ônibus, num raio de 300Km (totalizando ida e volta) é ofertado a cada grupo do Floripa Feliz Idade e também do Floripa Feliz Idade em Atividade. - Acolhimento das pessoas que procuram no nosso programa com demandas das mais variadas situações e encaminhamento de acordo com a queixa/demanda .   Mais informações: e-mail: felizidade.semas@pmf.sc.gov.br Avenida Gustavo Richard, (S/N), Passarela Nego Quirido, centro, Florianópolis ,SC, CEP 88020-212 De Segunda a sexta das 10h às 19h Contatos:  98432-2367(Whatsapp)

Programa Bolsa Famí­lia

É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.   Podem fazer parte do Programa Bolsa Família: -Famílias com renda por pessoa de até R$ 89,00 mensais; -Famílias com renda por pessoa entre R$ 89,01 e R$ 178,00 mensais, desde que tenham crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos.   Como se cadastrar:As famílias interessadas devem procurar o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social da sua região. *A inscrição no Cadastro Único não garante a entrada imediata no Bolsa Família. A seleção das famílias é feita por um sistema informatizado, a partir dos dados que elas informaram no Cadastro Único e das regras do programa. Não há interferência de ninguém nesse processo.   Documentos necessários para o preenchimento do Cadastro Único/Programa Bolsa Família: - Documentos ORIGINAIS de todas as pessoas que moram na casa: * Carteira de identidade; * CPF; * Título de eleitor; *Comprovante de Residência: conta de água, luz ou telefone; * Carteira de trabalho para todos os maiores de 18 anos, mesmo que não esteja assinada; * Comprovante de renda ou benefício: declaração de trabalho autônomo, extrato bancário para pensionista ou aposentado; * Certidão de nascimento; *Atestado de frequência escolar ATUALIZADO, também para crianças de creches e Núcleos de Educação Infantil, (com validade de 30 dias);   CRAS CENTRO I (CENTRO) Rua Júlio Moura, 66, Centro Email: coordenacao.crascentro@pmf.sc.gov.br Telefone: 3222-0148   CRAS CENTRO II (TRINDADE) Rua Juvêncio Costa, 98 – Trindade Email: coo.crastrindade@pmf.sc.gov.br Telefone: 3338-1076 / 3338-1068   CRAS CONTINENTE I (JARDIM ATLÂNTICO) Avenida Santa Catarina, 1488, Balneário Estreito Email: coo.crasatlantico@pmf.sc.gov.br Telefone: 3244-0683 / 3348-3150   CRAS CONTINENTE II (CAPOEIRAS) Rua Santos Saraiva, 2011, Capoeiras Email: crascapoeiras@pmf.sc.gov.br Telefone: 3348-6237 / 3240-1562 / 3240-1889   CRAS NORTE I  (CANASVIEIRAS) Rod SC 401, Km 18, 17500, Salas 7, 08, 09 e 10 – Canasvieiras Email: coo.crascanasvieiras@pmf.sc.gov.br Telefones: 3369-0840 / 3369-4039   CRAS NORTE II (INGLESES) Rod João Gualberto Soares, 371, Ingleses Email: coo.crasingleses@pmf.sc.gov.br Telefone: 3369-1302   CRAS NORTE III (SACO GRANDE) Rod VirgilioVarzea, 878, Saco Grande Email: coordenacao.crassacogrande@pmf.sc.gov.br Telefones: 3338-2610 / 3238-4041   CRAS SUL I ( SACO DOS LIMÕES) Rua Aldo Alves, 153, Saco dos Limões Email: coo.crassacolimoes@pmf.sc.gov.br Telefones: 3225-3147 / 3222-9165   CRAS SUL II (TAPERA) Rua Severino Firmino Martins, 66, Ribeirão da Ilha Email: coo.crastapera@pmf.sc.gov.br Telefone: 3338-1042   CRAS SUL III (RIO TAVARES) Rod Francisco Thomaz dos Santos, 675, Morro das Pedras Email: coordenacao.crasriotavares@pmf.sc.gov.br Telefones: 3337-4028

Programa Renda Extra

Proporcionar à pessoa idosa moradora de Florianópolis com doenças motivadoras de incapacidade física e/ou mental, cuja família é economicamente carente com renda de até 03 salários mínimos mensal, meios que contribuam para garantir a melhoria da  na qualidade de vida e  permanência da pessoa idosa no convívio familiar e comunitário por meio da concessão de 01 (um) salário mínimo mensal, provendo suas necessidades advindas da situação de saúde.   Condições e formas de acesso: Idoso, munícipe de Florianópolis há no mínimo 05 (cinco) anos; com idade a partir de 60 (sessenta) anos, vítima de doença motivadora de incapacidade física e/ou mental, cuja família tenha renda mensal inferior a 3 (três) salários mínimos. Local para o idoso solicitar: CRAS e CREAS