Secretaria Municipal de Assistência Social

home > serviços
mais acessados
Abaixo estão listados os 10 serviços e documentos mais acessados. Clique no botão para obter mais informações a respeito.

PETI: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (2568)

Programa responsável por coordenar ações integradas e complementares com objetivo de enfrentamento ao trabalho infantil, sendo potencializado nos serviços socioassistenciais do município de Florianópolis, através das seguintes ações permanentes:

- Oferta de atendimento às crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV);

- Trabalho social com famílias por meio dos serviços continuados do PAIF/CRAS (Serviço de Proteção a Atendimento Integral à Família) e PAEFI/CREAS (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos);

- Registro no Cadastro Único e inclusão da família do Programa Bolsa Família para transferência de renda.

Importante salientar que as novas diretrizes para o trabalho de prevenção e erradicação do trabalho infantil exigem articulação intersetorial para uma plena realização dos objetivos e comportam cinco eixos: Informação e Mobilização; Identificação; Proteção; Defesa e Responsabilização; e Monitoramento.

Usuários: Crianças e Adolescentes de 0 a 15 anos completos em situação de violação de direito em decorrência do trabalho infantil e seus familiares.

Formas de Acesso: Encaminhamentos dos Conselhos Tutelares, Organizações não Governamentais, Programas e Projetos da rede pública, com o diagnóstico de trabalho infantil devidamente identificado.

 

Endereço: Rua Arcipreste Paiva - 107 – Centro Florianópolis SC

Observação: Todas as demandas são encaminhadas para atendimento nos programas e serviços da rede socioassistencial e demais sistemas de proteção.  

Telefone: (48) 3251-6242 - Coordenação

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 12:00 às 19:00 horas – Coordenação do PETI; os atendimentos às demandas são realizados no horário de funcionamento dos demais serviços socioassistenciais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis.

PROGRAMA FELIZ IDADE EM ATIVIDADE (2558)

O Programa Floripa Feliz Idade em Atividade (FFIA) é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, no âmbito do Programa Floripa Feliz Idade(FFI). Sua finalidade é oferecer aulas de ginásticaà grupos de pessoas idosas a partir dos 60 anos, residentes em Florianópolis.As aulas ocorrem em locais próximos onde os idosos residem, como salões de igreja, associações, clubes, etc., e isto, facilita uma maior participação de todos.

 

O programa existe desde o ano 2000 e, neste período, já atendeu a milhares de idosos.Segundo dados do último IBGE (2010), Florianópolis conta com uma população de 48.423 pessoas acima de 60 anos o que demonstra a importância da manutenção e ampliação desse tipo de programa social voltado à pessoa idosa, principalmente, pelos benefícios advindos da prática regular de exercícios físicos. Estudos demonstram que há uma melhora significativa da condição biopsicossocial dessa população. Os exercícios físicos influenciam significativamente na saúde e na capacidade funcional desses indivíduos. Para além disso, estes momentos de encontro são um importante contributo para a manutenção de vínculos sociais, outro fator fundamental nessa fase da vida.