Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana

home > serviços
mais acessados
Abaixo estão listados os 10 serviços e documentos mais acessados. Clique no botão para obter mais informações a respeito.

Varrição, capina e roçagem de via pública (71)

Varrição, capinação, roçagem, raspagem e pintura de meio-fio em via pública

 

 

 

 

VARRIÇÃO

A varrição e o acondicionamento dos resíduos em sacos plásticos para coleta é um serviço prestado regularmente em áreas com grande fluxo de pessoas e/ou que concentrem atividades comerciais e de serviços, como calçadões, praças, pontos turísticos, pontos de ônibus, passarelas, escadarias.

 

A varrição pública abrange somente as sarjetas.

 

A responsabilidade pela limpeza das calçadas é do proprietário do imóvel.

 

Serviço prestado de forma regular nas vias e áreas públicas. Deve ser solicitado apenas quando varrição não for feita conforme cronograma regular (diariamente nas áreas centrais, por exemplo) ou quando local for varrido de forma inadequada deixando resíduos na via pelo zap de denúncias e reclamações 0800 808 0155 ou pela ouvidoria disponível no www.pmf.sc.gov.br.

 

CAPINAÇÃO E ROÇAGEM

Retirada manual ou mecanizada do mato em vias públicas. Com a capinação, a vegetação não plantada é retirada pela raiz para conter o crescimento. Em Florianópolis, não é feita capina química, com uso de agrotóxicos, apenas capinação mecânica, elétrica e térmica. A ação mantém as sarjetas limpas, desobstruindo o sistema de drenagem rápida de água da chuva. 

 

Na roçagem, o mato é aparado em canteiros e terrenos públicos, com intenção paisagística e sanitária, para evitar a disposição irregular de resíduos.

 

A raspagem e pintura de meio-fio têm a finalidade de manter o asseio e a conservação das vias públicas.

 

Serviço prestado de forma regular nas vias e áreas públicas. Deve ser solicitado apenas quando descumprir programação regular pelo pelo zap de denúncias e reclamações 0800 808 0155 ou pela ouvidoria disponível no www.pmf.sc.gov.br.