26/07/2019 - FCFFC - Cultura
Fundação Franklin Cascaes faz aniversário nesta segunda- feira (29)
Para comemorar os 32 anos está programada uma semana com diversas atrações gratuitas para o público em geral

foto/divulgação: PMF

Programação

 

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes criada em 1987, para suscitar ações culturais, com políticas públicas para Florianópolis têm a satisfação em convidar os munícipes a participarem da programação de aniversário de seus 32 anos.
Além disso, a fundação zela pelo patrimônio cultural material e imaterial promovendo e difundindo a cultura através de suas múltiplas expressões.
Hoje ao chegar nos seus 32 anos a Fundação continua a dinâmica do trabalho desenvolvendo o seu papel social, histórico, artístico e de memória reafirmando os seus propósitos para fortalecer todos esses setores. A ideia é ter uma pluralidade de expressões artísticas, como princípio fundamental para uma sociedade livre e democrática.
Alguns projetos se destacaram durante todos esses anos, a exemplo os que já são consolidados como a Maratona Fotográfica de Florianópolis com 25 anos de existência registrando as memórias da cidade, Encontro de Bois de Mamão perpetuando a cultura local e o majestoso Floripa Teatro - Festival Isnard Azevedo.
 
Paralelo a esses projetos durante o ano novas atividades são planejadas e executadas, a fim de afirmar uma cultura múltipla e permanente em prol do acesso aos cidadãos.
Recentemente a Prefeitura aportou uma verba de mais de Oito Milhões de Reais para o Programa Cultura pra Valer, um pacote de investimento para projetos que já vêm sendo desenvolvidos e outros que ainda acontecerão.
Alguns projetos acontecem em diversos espaços como nas galerias do município, apoio à Maratona Fotográfica, editais de apresentações artísticas e culturais, Escola Livre de Artes que atende mais de 500 alunos em cursos voltados às artes, além de editais para publicações de livros, apoio ao Funcine através do edital Armando Carreirão, edital de apoio às culturas do Fundo Municipal de Cultura, restauro do Casarão Bento Silvério na Lagoa da Conceição, reforma e restauro da Casa da Memória, Teatro da Ubro e Prédio da Galeria Pedro Paulo Vecchietti, Casarão de Pilotos do Campeche conhecido como Popote e investimentos em arte nos espaços públicos como praças, igrejas, ruas, clubes entre outros. 
        
Sendo a cultura um agente de identificação pessoal e social, a Fundação Franklin Cascaes prima pelo acesso do cidadão à cultura genuína de Florianópolis, respeitando as tradições para que sejam protagonistas de toda sua história e disponibilizando aos visitantes um maior conhecimento da cultura local. 
 
Dessa maneira confirma-se cada vez mais o compromisso de levar a cultura a todos os cantos de Florianópolis, fazendo neste momento o convite para que os seus moradores e turistas participem da programação de seu aniversário.
Participe você também trazendo sua família e amigos!

 

 


arquivos para download