11/04/2024 - SMI - Infraestrutura
Prefeitura de Florianópolis revitaliza cinco vias para implantação do Projeto Formiguinha
Comunidades do Maciço do Morro da Cruz terão linhas de micro-ônibus circulares com preço social

foto/divulgação: Allan Carvalho/PMF

Itinerário completo do projeto estará disponível no app Floripa no Ponto.

A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta quarta-feira, 10, a revitalização da primeira de cinco vias do Centro para a implantação do Projeto Formiguinha, de linhas de micro-ônibus circulares com preço social, na região do Maciço do Morro da Cruz. As obras conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura começaram pela recuperação do sistema de drenagem da Rua Clemente Rovere.


As demais vias a serem contempladas são a Rua Desembargador Nelson Nunes, a Rua Laura Caminha Meira, a Rua Raul Machado e a Rua General Nestor dos Passos.


Todas essas ruas vão passar por recapeamento asfáltico, uma vez que o pavimento encontra-se deteriorado em muitos pontos, além das melhorias de drenagem, o que será executado pela empreiteira Britagem Vogelsanger Ltda com prazo de conclusão de cinco meses. Agora, as vias também vão ganhar calçadas de concreto, a serem feitas pela empresa La Forte Engenharia Ltda – EPP com prazo de seis meses. O investimento total, que ainda inclui sinalização viária, é da ordem de R$ 3,54 milhões.


Já a Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana, que mantém roçagem regular nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz com equipe de 11 operacionais, vai concentrar esforços nas ruas beneficiadas com a implantação do Projeto Formiguinha, nas próximas semanas.


A Prefeitura de Florianópolis já anunciou que as linhas de micro-ônibus circulares do Projeto Formiguinha percorrerão trajeto que vai da base até o corredor principal do Maciço do Morro da Cruz, e de forma gratuita para quem tem Cadúnico, é idoso ou estudante social. Inicialmente, serão dois roteiros, que podem ser ampliados de acordo com as demandas da população e para outros locais da cidade. O itinerário completo estará disponível no aplicativo Floripa no Ponto.


Mais melhorias no Maciço


A Secretaria de Transportes e Infraestrutura também já fez um levantamento das necessidades e está para lançar licitação para contratação de empresa com vistas a executar obras de recuperação de infraestrutura no interior do Maciço do Morro da Cruz como contenções e muros, e pavimentações de acessos de pedestres como vielas normalmente sem passagem de veículos, e escadarias e rampas (com instalações de guarda-corpos e corrimões).


Isso, em 13 comunidades do Maciço do Morro da Cruz. São elas: Mariquinha, Queimada, Santa Vitória, Morro do 25, Morro do Céu, Morro do Horácio, Jagatá,Tico-Tico, Monte Serrat, Penitenciária, Serrinha, Caeira e Mocotó. Sendo que mais este investimento foi orçado em cerca de R$ 15 milhões e o prazo de conclusão de um ano, a contar da ordem de serviço.