03/05/2024 - SMI - Transportes
Formiguinha: Maciço do Morro da Cruz tem nova linha de ônibus circular com preço social
Projeto inicia neste Domingo na Faixa em Florianópolis

Florianópolis terá, a partir de domingo, linhas circulares de micro-ônibus com preço social no Maciço do Morro da Cruz. A iniciativa tem o objetivo de facilitar o dia a dia dos moradores, com linhas que os ônibus tradicionais, atualmente, não abrangem.
 
No dia 28, a linha laranja inicia a operação. A linha Monte Serrat - Serrinha, sai na Mauro Ramos, corta todo o Maçiço do Morro da Cruz e vai até a Serrinha, próximo à  UFSC.Os ônibus serão de 20 em 20 minutos nos horários de pico. O itinerário completo e os horários estão disponíveis no site do Consórcio Fênix e no aplicativo Floripa no Ponto. Nos próximos meses, a Prefeitura vai ampliar os roteiros do Formiguinha, todas com valor social de passagem, de R$ 2,56 no cartão. Idosos, PCDs e estudantes sociais não pagam.
 
“Queremos facilitar a vida dos moradores porque sabemos como é cansativo subir escadas e ruas com compras de mercado, farmácia, ir na escola. Mas agora vai ficar mais fácil fazer as tarefas simples, com uma linha diferenciada, com preço social e de qualidade. Além disso, estamos fazendo melhorias nas estruturas para receber esse novo projeto” explica o Prefeito Topazio Neto. 

 
Revitalização de cinco vias do Maciço Morro da Cruz

A prefeitura também está fazendo a revitalização de cinco vias  para a implantação do Projeto Formiguinha. As obras conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura começaram pela recuperação do sistema de drenagem da Rua Clemente Rovere. As demais vias a serem contempladas são a Rua Desembargador Nelson Nunes, a Rua Laura Caminha Meira, a Rua Raul Machado e a Rua General Nestor dos Passos. 
 
Todas essas ruas vão passar por recapeamento asfáltico, uma vez que o pavimento encontra-se deteriorado em muitos pontos, além das melhorias de drenagem.  Também realiza melhorias de escadas e corrimão do Maciço.