Secretaria Executiva de Comunicação Social

06/10/2016 - Pesca e Maricultura
Seminário Técnico abre programação da Fenaostra
Encontro voltado para maricultores e pesquisadores ocorre nesta quinta e sexta-feira

foto/divulgação: Rafaela Martins

Seminário é aberto a todos e ocorre na Sala Campeche do CentroSul

Os shows começam à noite, mas a Fenaostra teve início pela manhã com a abertura do Seminário Técnico, nesta quinta-feira (6), que tradicionalmente antecipa a programação recebendo os maricultores a partir das 9 horas.

No encontro, produtores, artesãos, acadêmicos e pesquisadores discutem as dificuldades e melhorias para o setor pesqueiro. Juntos, buscam soluções para os mais diversos problemas. Este ano, o foco é na maré vermelha e nas alternativas de cultivo.

“Vamos discutir o problema e encontrar soluções. Neste caso, por exemplo, é possível trocar a espécie da ostra, algumas que não se reproduzem e portanto não morrem no verão”, salientou o secretário municipal de Pesca, Maricultura e Agricultura, William Costa Nunes.

O seminário ocorre nesta quinta e sexta-feira das 9 às 17 horas, no auditório Campeche do Centrosul, no andar superior do prédio onde se realiza a festa. É aberto a todos e as inscrições podem ser feitas no local.

“É um momento voltado para pensarmos sobre o setor e todas as suas ramificações. Este ano, o IGEOF trouxe palestras sobre artesanato, gestão, marketing e alvará sanitário, entre outros”, afirmou o superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis, Paulo Henrique Ferreira.

Câmara Setorial é reativada

Coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a Câmara Setorial da Maricultura foi reativada este ano, com representantes de entidades públicas e universidades que têm cursos na área, como UFSC, Univali e Univille.

A primeira reunião ocorreu durante o Seminário Técnico da Fenaostra. A reativação atende a uma antiga demanda dos maricultores, que poderão discutir projetos para o fortalecimento e profissionalização da atividade no Estado.

Entre os assuntos tratados pela Câmara Setorial, estará a elaboração de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável da Maricultura em Santa Catarina; a implantação do Programa de Rastreabilidade de Moluscos Cultivados; a certificação dos produtos da maricultura e a profissionalização dos maricultores. A Câmara deve propor ainda alterações em legislações relacionadas à maricultura.

Mais informações sobre o Seminário ou sobre a Câmara podem ser obtidas pelo telefone (48) 3131-5309.

Fenaostra: vencedores do concurso gastronômico

arquivos para download