Secretaria Executiva de Comunicação Social

16/11/2016 - Comunicação
Associação ganha terreno para construir sede
Prefeito assina termo de cessão de uso de imóvel em prol de entidade representativa dos autistas

foto/divulgação: Rafaela Martins/PMF

Solenidade que marcou o ato

O prefeito Cesar Souza Junior assinou na tarde desta quarta-feira (16) termo de cessão de uso de terreno da Prefeitura para construção da sede própria da Associação de Pais e Amigos de Autista (AMA) Florianópolis. Desta forma, a administração municipal não apenas atende a uma antiga demanda da entidade como contribui para o seu crescimento. 

“É um grande sonho que está se concretizando. É fundamental porque estamos numa casa muito pequena e não conseguimos atender a todos”, comentou a presidente da AMA, Iolanda Garcia Vieira, referindo-se ao apartamento alugado no bairro do Estreito onde a entidade presta atendimento a 62 autistas. Mas tem fila de espera de quase 100 pessoas com deficiência do tipo. 

O imóvel cedido fica no bairro do Jardim Atlântico e tem área de aproximadamente três mil metros quadrados. De acordo com Iolanda, a ideia é que nele seja construída sede que garanta a continuidade do serviço já prestado, que conta com neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo, pedagogo, educador, músico-terapeuta, assistente social e professor de educação física. 

E ainda, sejam implantadas oficinas de argila e de tapeçaria, por exemplo, mini padaria para consumo interno, bem como dispor de espaço adequado para o trabalho de coordenação motora. Além de casa de passagem para hospedagem dos autistas, em caso de necessidade dos pais ou responsáveis.

 

Demanda antiga


A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Fernanda Baggio Gasperin, informou que a AMA, embora exista há 21 anos, é a única das cerca de 10 entidades que atendem a este público que não dispõe de sede própria. 

“Em tudo o que está sendo feito na área da acessibilidade, você está sendo único”, disse Fernanda, referindo-se ao prefeito, na solenidade que marcou o ato, realizada no gabinete. Mas Cesar, que desejou que a sede possa ser construída o mais breve possível, destacou que este “é o início de uma batalha”, haja visto que o número de autistas vem aumentando, no mundo. 

Da cerimônia também participou o vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal, vereador Edmilson Carlos Pereira Junior, e o secretário da Casa Civil, Paulo Ávila da Silva.


galeria de imagens