Secretaria Executiva de Comunicação Social

11/12/2009 - Transportes
Prefeito inaugura Transporte Executivo Lacustre

foto/divulgação:

Na manhã desta sexta-feira (11/12), na Lagoa da Conceição (Anel Leste da Capital), o Prefeito Dário Berger colocou em funcionamento uma luta antiga da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital. Trata-se do Transporte Executivo Lacustre da Costa da Lagoa, um serviço diferenciado feito com barcos equipados com bancos estofados, sistema de som ambiente e frigobar com vendas de água e refrigerantes que irá gerar salário e renda aos barqueiros da localidade, sem fins lucrativos para prefeitura. A “barca executiva” possui tarifa de R$ 5,00 e sairá do atracadouro da Lagoa da Conceição com destino à Costa da Lagoa, com horários de ida e volta. A freqüência das saídas é de hora em hora, tendo opções de escolha entre Barco Executivo e Barco Coletivo.

O acesso entre Lagoa da Conceição e Costa da Lagoa será feito por oito barcos que foram totalmente reformados, com capacidade para transportar 50 pessoas por viagem. Diariamente, inclusive nos fins de semana, serão dez partidas, com cinco saindo do trapiche da Lagoa da Conceição (entre 10 horas e 14h30) e outras cinco da Costa da Lagoa (entre 12h30min e 17h30min). O serviço em breve também estará disponível para Barra da Lagoa, assim que mais quatro barcos forem comprados pela Cooperativa Cooperbarco.

O Presidente da Cooperbarco, Valmor Valdir de Andrade fez uso da palavra para afirmar que as portas da Prefeitura sempre estiveram abertas. Mencionou a força de vontade dos administradores para enfim, chegarem neste momento em que puderam reformar os barcos para atender a demanda do verão que se aproxima.

O Vereador Norberto Stroisch Filho destacou a decisão de manter-se uma tarifa diferenciada para o morador local no transporte da Barca Coletiva, ao preço de R$ 2.10. Sendo R$ 3.20 para os eventuais usuários e turistas. Outro Vereador a enaltecer o projeto foi Celso Sandrini. Demonstrou satisfação em ver que esta administração não esquece os pequenos detalhes, sendo estes de grande alcance, referindo-se ao pequeno investimento no Transporte Lacustre, mas de grande alcance e utilidade. O parlamentar da oposição Dalmo Menezes afirmou que está feliz com a ação da administração municipal e parabenizou a todos pelo belo trabalho, finalizando com os ganhos na área no turismo com tais investimentos.

O Diretor Superintendente da Floram, engenheiro Gerson Basso, ressaltou que a ação é o inicio para uma efetiva instalação do Transporte Marítimo em Florianópolis. “Na Capital que nada pode, as coisas começam a acontecer”, finalizou.

O Vice-Prefeito e Secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital, João Batista Nunes fez uso da palavra para alertar os moradores contra lideranças que se dizem defensoras do Anel Leste, mas na prática só prejudicam. “Quem vota contra a Lagoa em ações emergenciais, é contra o progresso; vamos desassorear o Canal da Lagoa, fazendo a limpeza de todos os detritos”. Batista explica que o desassoreamento é o processo de remoção de material de sedimentação que fica dentro do curso d’água. Esse material é composto por vários elementos: areia, argila, pedrisco e lixo de toda espécie.

O Prefeito Dário Berger disse que as ações vem acontecendo há um bom tempo. “Nestes seis anos já construímos ginásios, fizemos campos de futebol, tiramos as pedras do canal, reformamos as calçadas, revitalizamos vários pontos e em breve vamos ter a Policlínica da Lagoa da Conceição”. Alertou que não é uma grande obra que faz a diferença e sim a união. “Temos que acabar com o preconceito construído em décadas, fazer oposição ao prefeito tudo bem, mas nunca à cidade”.

Ao descerrar a fita inaugural do Transporte Executivo Lacustre, autoridades e alguns moradores presentes foram convidados a fazer um passeio de 30 minutos pela Costa da Lagoa, onde o prefeito chamou a atenção para algumas obras em áreas de preservação permanente ao longo da orla marítima que precisam ser investigadas.

Quadro de horários do Transporte Executivo Lacustre da Costa da Lagoa:

Dias úteis

Saída da Lagoa da Conceição