Guarda Municipal de Florianópolis

22/02/2016 - Trânsito
Avaria em semáforos complica o trânsito
Danos em equipamentos provocam congestionamentos

foto/divulgação: Marco Antonio Zanfra/PMF

Sistema antigo está sendo substituído

A Guarda Municipal de Florianópolis e a Diretoria de Trânsito da Secretaria de Segurança e Gestão de Trânsito tiveram muito trabalho na manhã desta segunda-feira (22) para diminuir os impactos, no trânsito, dos estrados causados pelas fortes chuvas de domingo (21): três semáforos, todos eles na avenida Beira-mar Norte, tiveram os circuitos destruídos por descarga elétrica, e, além disso, um quarto equipamento foi destruído após ser abalroado por um veículo.

 

O problema foi solucionado pouco antes das 10 horas, com as equipes trabalhando na reparação dos equipamentos no menor tempo possível, inclusive fazendo cabeamento novo no semáforo derrubado. Parte do problema poderia ter sido resolvido se o sistema semafórico da Capital possuísse o recurso do nobreak, um alimentador emergencial que fornece energia elétrica. Como o sistema é antigo, porém, não hpá como dispor desse recurso.

 

A solução do problema está encaminhada, entretanto. A Capital passará a contar em breve com um sistema de controle de trânsito inteligente e informatizado.  É a Central de Operações de Segurança e Gestão do Trânsito, que vai controlar automaticamente os semáforos, permitindo, além de monitorar seu funcionamento regular, a correção de eventuais problemas a distancia, on-line, sem sair da sala de controle.

 

O diretor de operações da Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito, Leandro Marques, garantiu que a Prefeitura está trabalhando 24 horas para solucionar os problemas com o sistema semafórico. Estão na rua quatro equipes, segundo ele – duas pela manhã e duas à noite – fazendo todo o trabalho de substituição dos equipamentos e ajuste dos controladores. “Os trabalhos estão acelerados, para que, num curto espaço de tempo, o problema dos semáforos de Florianópolis esteja resolvido”, disse.