Guarda Municipal de Florianópolis

10/11/2016 - Segurança
Concurso envolve 9 mil alunos da rede municipal
Três primeiros colocados serão divulgados durante solenidade no próximo dia 28

foto/divulgação: GMF/Divulgação

Ao total, 15 trabalhos foram selecionados

Um papel branco, lápis coloridos nas mãos e um punhado de imaginação na cabeça. Foi assim que cerca de 9 mil alunos de 36 escolas da rede pública municipal concorreram na 11º edição do Concurso de Desenho e Redação promovido pelo Setor de Educação da Guarda Municipal de Florianópolis. 

 

Depois de uma intensa seleção que envolveu professores, diretores e uma comissão composta por Guardas Municipais, 15 alunos foram classificados para a etapa final. Os três primeiros colocados de cada ano serão divulgados no próximo dia 28 de novembro, em solenidade oficial.

 

O evento conclui um trabalho desenvolvido durante todo o ano pelo Setor de Educação da Guarda Municipal de Florianópolis, onde Guardas Municipais promovem a educação e conscientização das crianças em relação ao trânsito com palestras e teatros de fantoche.  

 

“O concurso é o resultado do trabalho que realizamos nas escolas. São dezenas de palestras, apresentações de teatro e discussões sobre a importância da educação para o trânsito. Ao longo destes 11 anos, muitos dos nossos alunos já se tornaram condutores de veículos. Nosso objetivo é sensibilizar os educandos quanto à importância de agir com consciência e responsabilidade no ato de transitar tendo como respaldo a aquisição de valores, posturas e atitudes na conquista de um ambiente solidário e pacífico entre os indivíduos, uma vez que o trânsito não necessita somente de leis e normas, mas também de amor a vida, solidariedade e respeito ao próximo”, avalia Karina Schimitt, colaboradora do setor.

 

Concurso

O tema do concurso é sempre voltado para as questões do trânsito e abrange crianças e adolescente do ensino fundamental, da rede municipal.  Alunos do 1º ao 3º ano concorreram com desenhos e do 4º e 5º ano, participaram com uma redação.

 

Neste ano o tema envolvia a descrição do trajeto de casa - escola com os elementos do trânsito. Alunos deveriam transcrever seu olhar em relação aos aspectos rotineiros do trânsito. No conto, alunos contaram por meio de histórias os elementos do cotidiano.  O resultado surpreendeu os organizadores.

 

Seleção

Durante um mês, professores e diretores trabalharam na seleção de três trabalhos por turma. Os selecionados  foram encaminhados para a comissão especial da GMF. Uma nova seleção passou pelo crivo técnico da professora de língua portuguesa, Letícia Muza e de artes visuais, Waleska Franceschi, ambas da rede municipal de educação.

 

 

Escolas Finalistas:

EBM Adotiva Liberato Valentim, Costeira

EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, Campeche  

EBM Virgílio dos Reis Várzea, Canasvieiras

EBM Professora Herondina Medeiros Zeferino, Ingleses

EBM José Jacinto Cardoso, Serrinha

EBM Beatriz de Souza Brito, Pantanal

EBM João Francisco Garcêz, Canto da Lagoa

EBM Professor Anísio Teixeira, Costeira

EBM João Gonçalves Pinheiro, Rio Tavares

EBM Antônio Paschoal Apóstolo, Rio Vermelho