Guarda Municipal de Florianópolis

24/03/2023 - Trânsito
Prefeitura de Florianópolis divulga as informações de trânsito durante os eventos do fim de semana

Os eventos de celebração do aniversário de Florianópolis seguem até domingo, 26 de março. A Procissão do Carregador, a Procissão Senhor dos Passos e a Meia Maratona Ilha da Magia exigirão algumas alterações de trânsito ao longo do fim de semana.  A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Guarda Municipal, informa os detalhes dos percursos e de como ficará o trânsito.
 
“Pedimos a atenção de todos os motoristas para seguir as orientações e dirigirem com segurança. A Guarda Municipal estará presente dando todo o suporte para que sejam eventos seguros, tanto para quem for prestigiar, como para os motoristas que estarão passando pela região”, destaca o comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Andrey Vieira.
 
Procissão do Carregador - Sábado (25), das 7h30 às 8h30
A procissão sairá da Capela Menino Deus, localizada no Hospital de Caridade e descerá pela Rua Menino Deus. No momento do cruzamento com a Avenida Mauro Ramos, o trânsito será bloqueado e os cidadãos seguirão pela Rua Bulcão Viana, onde também haverá bloqueio de trânsito quando houver o cruzamento com a Avenida Hercílio Luz.
 
Posteriormente, a procissão seguirá pela Rua Tiradentes e Praça XV até chegar na Catedral Metropolitana. Haverá restrição de estacionamento em todo o trajeto da procissão desde a noite desta sexta-feira, 24 de março.
 
Procissão Senhor dos Passos - Sábado, 25 de março, das 20h até 22h
A procissão sairá da capela do Hospital de Caridade em direção à Rua Menino de Deus cruzando a Av. Mauro Ramos. Por conta da grande quantidade de pessoas, o trânsito será desviado da Rua Silva Jardim para a rua José da Costa Moelman. Também haverá desvio de trânsito na Av. Mauro Ramos no cruzamento com a Rua Anita Garibaldi. 
 
Os veículos que estiverem transitando na Av. Mauro Ramos no sentido Centro e os veículos que estiverem na Rua Anita Garibaldi serão obrigados a seguir no sentido bairro pela Mauro Ramos. Os ônibus do transporte coletivo deverão aguardar no semáforo o término da passagem da procissão, que seguirá pela Rua Bulcão Viana até chegar na Av. Hercílio Luz, que estará bloqueada para veículos que circularem pela Rua José da Costa Moelman. 
 
Os veículos que estiverem circulando pela Av. Hercílio Luz deverão fazer o retorno na Rua General Bittencourt. A procissão continuará pela Rua Tiradentes, Praça XV, até chegar na Catedral Metropolitana.
 
Meia Maratona Ilha da Magia - Domingo, 26 de março, das 4h30 às 9h
O trajeto da corrida será entre o Bolsão do Trapiche da Beira-Mar e o Corpo de Bombeiros, na Trindade. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Guarda Municipal, permitirá que os veículos que seguirão no sentido Centro-Bairro, na Av. Beiramar Norte, trafeguem apenas pela Via Marginal. 
 
Já no sentido Bairro-Centro, os veículos deverão seguir pela Agronômica. O acesso da Av. da Saudade para a Av. Beiramar estará bloqueado e, por isso, os condutores terão que seguir o caminho pelo Elevado do CIC e Agronômica.
 
Procissão Senhor dos Passos - Domingo, 26 de março, das 16h até 18h
Desde a noite de sábado, o estacionamento no entorno da Praça XV estará proibido. A primeira parte da procissão sairá da Catedral, às 16h de domingo, percorrendo as ruas Tenente Silveira, Deodoro, até chegar no Largo da Alfândega e retornar fazendo o contorno pela Praça XV e chegando na Catedral, onde haverá uma celebração com uma missa de cerca de 30 minutos. 
 
Logo depois, a procissão descerá a Praça XV e seguirá pela Rua Tiradentes, cruzando a Av. Hercílio Luz, chegando na Rua Bulcão Viana com o cruzamento na Avenida Mauro Ramos e percorrendo a Rua Menino Deus, chegando à Capela do Hospital de Caridade e assim, finalizando o evento.