16/01/2014 - SEMAS - Social
Assistência Social vai duplicar abordagem de rua
Novos profissionais começam a trabalhar em fevereiro

foto/divulgação: Prefeitura de Florianópolis

Os novos profissionais começam a atuar no começo do próximo mês.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis irá efetivar seis novos educadores sociais e outros três assistentes sociais para a atividade de abordagem de rua. Os profissionais irão se apresentar no final de janeiro e iniciarão os trabalhos no mês de fevereiro.

Com essas aquisições, a Assistência Social dobra o número de pessoas no exercício da abordagem junto à população em situação de rua. Antes, eram duas equipes. Agora, serão quatro.

Além do aumento no número de profissionais, um carro do gabinete da Assistência Social está sendo destinado para o serviço operacional nas ruas e comunidades de Florianópolis.

De acordo com o secretário Alessandro Abreu, o efetivo vai contribuir diretamente com a ampliação do atendimento. “Com a duplicação da equipe, chegaremos a resultados ainda maiores. Sabemos da dificuldade de convencer os moradores de rua a ingressar nos nossos serviços. Mas, com um grupo de trabalho maior, é possível atingir as metas.”

Atendimento aumentou em 2013


No primeiro ano da gestão do prefeito Cesar Souza Júnior, a Assistência Social abriu dois novos abrigos municipais (Centro e Agronômica), triplicando as vagas para a população de rua em Florianópolis.

O Centro POP, unidade que atende cerca de 70 moradores de rua por dia na passarela Nego Quirido, foi revitalizado e conta com uma estrutura eficaz para atender às demandas e gerar oportunidades às pessoas. O espaço oferece aulas de informática e acesso à internet.

A secretaria proporcionou uma série de atividades nas casas de apoio, com oficinas e trabalhos voltados à arte, buscando a recuperação e ressocialização dos usuários do serviço municipal de Assistência Social.