11/06/2014 - SMPI - Trânsito
IPUF participa do Projeto Rede Vida no Trânsito
Florianópolis quer se tornar referência em educação, respeito, gentileza e paz no trânsito

foto/divulgação: Fábio Nocetti

Lançamento do Projeto Rede Vida no Trânsito

Representantes do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) participaram nesta quarta-feira (11) do lançamento do Projeto Rede Vida no Trânsito, que busca tornar a cidade referência em educação, respeito, gentileza e paz no trânsito. A solenidade foi realizada no auditório da Guarda Municipal de Florianópolis e contou com a presença de autoridades municipais, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Rodoviária Federal e outras entidades ligadas ao setor.

Dados do Mapa da Violência no Trânsito de 2013 indicam que Florianópolis tem o trânsito mais violento do Sul do Brasil. Por ano, quase uma centena de vidas termina em acidentes no município.

Para modificar essa realidade é que o projeto Rede Vida no Trânsito está sendo lançado. Além da divulgação dos resultados de pesquisas, a ação deve gerar novas alternativas para trabalhos e campanhas de conscientização, no sentido de retirar a Capital do topo da trágica tabela.

Segundo o Diretor de Trânsito do IPUF, Adriano Melo, a principal meta dos órgãos envolvidos no projeto é zerar o número de mortes e vítimas graves no trânsito, que foi um dos compromissos estabelecidos para atender a proposta da ONU lançada em 2011, que definiu a “Década de Ação pelo Trânsito Seguro 2011-2020”.