06/08/2014 - SMO - Obras
Desassoreamento do Itacorubi tem resultados visíveis
Bacia do Itacorubi começa a mostrar sinais de recuperação

foto/divulgação: Petra Mafalda

Trabalhos estão ainda na primeira fase, mas já mostram eficácia

A Secretaria Municipal de Obras continua o processo de desassoreamento dos rios Itacorubi e Sertão, na região da Bacia do Itacorubi. Toneladas de material já foram retiradas e os resultados já são evidentes, tanto no que diz respeito à vazão das águas como na recuperação de habitat favorável às espécies nativas da região.


A medição da calha do rio Itacorubi feita antes do início dos trabalhos apontava largura de apenas 2,5 metros. Com o trabalho efetuado, a calha passa a ter a largura de 17 metros.


Segundo o secretário de Obras, Domingos Zancanaro, apesar de o processo ainda estar em sua primeira fase, é possível perceber as mudanças. “Já constatamos, nos dias de fortes chuvas que caíram na cidade, como melhorou a vazão de ambos os rios, diminuindo bastante o risco de inundações na região. Além disso, funcionários testemunharam o retorno de espécies, principalmente aves, que regressam às margens com a retirada do lixo e do lodo que há anos se acumulavam”, destacou.

Serão investidos no desassoreamento cerca de R$ 1,5 milhão, recursos do Governo Federal repassados pelo Ministério das Cidades. A estimativa é retirar na totalidade 75 mil metros cúbicos de detritos dos dois rios, trabalho que deve ainda se estender por 10 meses e que está condicionado às licenças ambientais.


galeria de imagens