05/09/2014 - SMI - Habitação
Audiência leva a debate o plano de redução de riscos
Relatório com novas propostas irá complementar plano preliminar já elaborado

foto/divulgação: Martinho Ghizzo/PMF

Audiência pública apresenta nova versão do PMRR

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (4)  a audiência pública que discutiu e apresentou propostas para a complementação da nova versão do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) de Florianópolis. O documento, que contém fundamentos técnicos de ação para o apoio à prevenção e erradicação de riscos de deslizamentos em encostas e inundações, está sendo revisado e atualizado pela Secretaria de Habitação, com apoio da Defesa Civil. 


"Após essa audiência, gera-se um relatório, que irá complementar o plano preliminar. Este documento será submetido a análise da Caixa Econômica Federal. Sendo aprovado, torna-se oficial o Plano Municipal de Reduação de Risco (PMRR) da Prefeitura", informou o diretor de Habitação, Américo Pescador.


Entre as ações e medidas propostas pelo Plano Diretor e pelo PMRR, está o mapeamento das áreas com maior risco de escorregamentos e a identificação de outros possíveis pontos suscetíveis a novas ocorrências. 


A Secretaria de Habitação já vem trabalhando e realizando várias obras em áreas mapeadas como de risco de escorregamentos. Além das obras físicas, realiza-se também um trabalho educativo e informativo com as famílias residentes nestas áreas, sempre com o apoio das lideranças comunitárias, entidades e sociedade civil em geral.


Atualmente, existe um intenso crescimento urbano, com ocupações em áreas ambientalmente frágeis, como encostas de morros, fundos de vales, margens de rios, manguezais, dunas e áreas de preservação de mananciais. Por isso, a Prefeitura intensificou a revisão e atualização do PMRR. 


galeria de imagens