22/04/2010 - FCFFC - Cultura
Eventos comemoram Dia do Choro em Florianópolis
Atividades acontecem nesta sexta-feira e no sábado, com apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

foto/divulgação: Artur de Bem

Show no Mercado Público reúne apreciadores do Chorinho

Artistas e apreciadores da música popular brasileira reúnem-se nesta sexta-feira (23/04), às 19h, na Travessa Ratclif, no Centro, para celebrar o Dia do Choro, comemorado em todo o país na data do aniversário de nascimento de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o compositor Pixinguinha. Na Capital, os festejos prosseguem no sábado (24/04), com apresentação de grupos de choro no vão central do Mercado Público, a partir das 10h30. Os eventos gratuitos são promovidos pelo mandato do vereador Márcio de Souza, com produção do Samburá Sonoro e apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

A roda de choro na Travessa Ratclif será comandada pelo músico Luiz Sebastião, enquanto o show no Mercado Público reunirá alguns dos principais “chorões” da cidade – nome dado a quem toca esse estilo musical. A programação inclui apresentação de Wagner Segura e Marco Aurélio do Trombone, grupos Garapuvu, Nó na Madeira, Portal do Choro, Mistura e Manda, além dos projetos “No Meu Quintal” e “Chorando na Ilha”.

O Dia Nacional do Choro foi instituído no Brasil pela Lei nº 10.000/2000. Em Florianópolis, a homenagem é referendada pela Lei nº 8.007/2009, que estabelece a data de 23 de abril como Dia Municipal do Choro, acatando proposição do vereador Márcio de Souza. A iniciativa pretende valorizar e divulgar a música instrumental brasileira e catarinense, dando visibilidade aos grupos e solistas da nova geração da MPB.

Música com tempero brasileiro

Considerado o mais antigo gênero musical brasileiro, o choro ganhou força no país a partir da influência de melodias europeias como a polca, mazurca e valsa, mescladas com ritmos africanos como o lundu, que se popularizaram no século XVIII. Um dos responsáveis por dar a essa mistura um tempero bem brasileiro foi Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha.

Nascido no Rio de Janeiro, em 23 de abril de 1897, Vianna Filho descobriu o talento para a música aos 12 anos, por influência do pai, um flautista respeitado. Considerado um dos maiores gênios da música popular brasileira e mundial, Pixinguinha foi compositor, arranjador, maestro e instrumentista, tendo atuado de forma decisiva para dar a música brasileira um novo rumo. O apelido que carregou por toda a vida surgiu da mistura de “Pizindim” – nome pelo qual era carinhosamente chamado pela avó africana Edwiges e que significava “menino bom” – com “bexiguinha”, apelido que ganhara depois de contrair varíola, doença também conhecida como bexiga. Pixinguinha faleceu aos 75 anos, em 17 de fevereiro de 1973.

Na atualidade, uma nova geração de chorões está surgindo no Brasil, representada por Maurício Carrilho, Jorginho do Pandeiro, Yamandú Costa e Guilherme de Brito. Nesse contexto, Santa Catarina tornou-se referência na região sul com nomes como José Brasilício de Sousa, Aldo de Souza, Carlos Alberto Vieira, Aldo Krieger, Pedro Raymundo e Tião do Violão, além de jovens músicos e compositores como Wagner Segura, Geraldo Vargas, Chico Camargo e Rogério Piva, entre outros.

Serviço:

O Quê: Roda de Choro em comemoração ao Dia Nacional do Choro (23/04)

Quando: sexta-feira (23/04) – 19h

Onde: Travessa Ratclif - Centro