10/05/2010 - FCFFC - Cultura
Mostra Raízes & Frutos valoriza identidade negra no Brasil
Parceria da Cinemateca Catarinense, Funcine e Fundação Franklin Cascaes leva exibição gratuita de filmes para a Travessa Ratclif, ao ar livre, nesta quarta-feira (12/05), às 19h

foto/divulgação: Divulgação FFC

Cenas do filme Alva Paixão

A Cinemateca Catarinense, em parceria com o Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), promove nesta quarta-feira (12/05), às 19h, uma sessão especial do Cineclube Ieda Beck, celebrando o aniversário de 122 anos da abolição da escravatura no Brasil (13 de maio). A mostra Raízes & Frutos abrange a apresentação gratuita de nove curta-metragens, ao ar livre, na Travessa Ratclif, no Centro. Em caso de chuva, a projeção ocorrerá na sede do Instituto Arco-Íris, situada nas imediações.

A iniciativa percorre o país de Norte à Sul através da música, personagens e movimentos sociais, apresentando um panorama reflexivo da identidade negra no Brasil contemporâneo, e revelando um mosaico de resgates, reinvenções e do eterno na identidade Afro-brasileira.

Os filmes da noite

• “Martinho da Vila Paris 1977”

(SP, 1977, Doc, Cor, 16mm, 8’)

Direção de Ari Candido Fernandes

Sinopse: O filme registra a passagem do cantor e compositor carioca Martinho da Vila por Paris, em 1977, durante uma turnê de apresentações. Depoimentos espontâneos, gravações em estúdio de TV, apresentações no clube musical Campagne Premiére, conversas com amigos e passeios por pontos turísticos da Cidade Luz compõem o documentário.

• “Congo - A Voz do Tambor”

(ES, 2009, Doc, Cor, Digital, 16’)

Direção Guilherme Lassance

Sinopse: O documentário resgata a tradição do Congo no estado do Espírito Santo, das suas vitórias as suas dificuldades, percorrendo por diversos grupos folclóricos do estado.

• “Maicoun Diequison”

(ES, 2009, Ficção, Cor, Mini DV, 9’)

Direção de Natanael de Souza e Ramon Zagoto.

Sinopse: Maicou Diéquison é um jovem negro da periferia. Fã de Michael Jackson desde pequeno, ele sonha com uma carreira no mundo da música. Mas apesar de terem nomes parecidos, o Maicou brasileiro não tem as mesmas chances na vida profissional como o astro do pop.

• “Heitor dos Prazeres”

(RJ, 1965, Doc, Cor, 35mm, 14’)

Direção de Antonio Carlos Fontoura

Sinopse: Memórias do sambista popular e pintor primitivista Heitor dos Prazeres, em seu ateliê na Cidade Nova, bairro em decadência do Rio de Janeiro, mas ainda vivo nos sambas, nos quadros e nas recordações do artista.

• “A Retomada do Linharinho”

(ES, 2008, Doc, Cor, Digital,11’)

Direção de Marcelo Calazans e Ricardo Sá.

Sinopse: A luta de quilombolas pela posse do seu território é contada no documentário “Retomada do Linharinho”, de Marcelo Calazans e Ricado Sá.

• “Mocotó do Morro”

(SC, 2008, Doc, Cor, Digital, 15’)

Direção coletiva

Resultado da oficina de documentário oferecida pelo 10º Catavídeo, ministrada por Iur Gomez e Bob Barbosa, na Casa Brasil - unidade Federação das Associações de Moradores de Santa Catarina (FAMESC). A realização é dos participantes da oficina: Ana Carla Pimenta, Danilo Ribeiro, Dariane Pasternak, Fernando Klepizig, Guinter Rafael, Jéssica Gerente, Letícia Kapper, Liliane Ribeiro, Michele Araújo, Sandra Rubia e Sergio Aspar. O Funcine participou da produção, apoiando com sua estrutura de equipamentos de vídeo e áudio.

• “Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba”

(SP, 2006, Doc, Cor/PB, 35mm, 10’)

Direção Ricardo Dias e Thomaz Farkas

Sinopse: Em abril de 1954, Thomaz Farkas filmou, com uma camera 16mm movida a corda, uma apresentação de Pixinguinha com músicos da velha guarda, no parque do Ibirapuera, em São  Paulo, durante a comemoração do IV Centenário da cidade. O material se perdeu e foi reencontrado 50 anos depois. O filme recupera o material e conta essa história.

• “Alva Paixão”

(SC, 1995, Ficção, Cor, 35mm, 18’)

Direção de Maria Emília de Azevedo

Sinopse: João da Cruz e Sousa, tísico e cansado, envelhecido precocemente, diante de Nestor Vítor remete-se a lembranças. As recordações são marcadas pelo dilema entre o equilíbrio que representa o alvo e a paixão soprada da África. O flash-back interrompe em contraponto ao denso desabafo do poeta. Sentindo a morte, João confia ao amigo simbolista os últimos sonetos produzidos, que seriam publicados postumamente em Paris.

• “Hoje é dia de Baile”

(RJ, 2008, Doc, Cor, Digital, 27’)

Direção de Delano Valetin

Sinopse: Os bailes Charme surgiram no subúrbio carioca no começo dos anos 80. E neles é cultuado o R&B - estilo musical dos negros americanos que na década de 1990 passou também a se mesclar ao Hip Hop. O público em sua maioria formado por jovens negros, num estilo de vestir peculiar, uma filosofia paz e amor e um gosto por esse tipo de música que vai passando de geração para geração. Os personagens são a C.I.A de Dança D.R. Intro, formada por jovens que se conheceram nesses bailes e que se destacam no meio da Dança de Rua; A família de Caio e Hellid, um casal que se conheceu nesses bailes e herdou o Charme dos pais e que passam para sua filhinha Hannah; Halley um senhor Branco que frequenta o baile desde sua juventude e que dança incessantemente; e o DJ Corello que é quem trouxe o R&B para o Brasil e que é tido como um ícone para esses freqüentadores.

Serviço:

O quê: Mostra Raízes & Frutos