10/06/2016 - SC - Esporte
PMF inaugura maior pista de skate do Sul do país
Complexo tem mais de quatro mil metros quadrados e fica na Costeira do Pirajubaé

foto/divulgação: Petra Mafalda

Inauguração da maior pista de skate do Sul do País

Em um complexo de quatro mil metros quadrados, a Prefeitura de Florianópolis inaugurou na manhã desta sexta-feira (10) a maior pista de skate do Sul do País, construída na Costeira do Pirajubaé, no Sul da Ilha, com projeto acompanhado por skatistas profissionais.

A obra nasceu de uma sugestão das primeiras edições do Prefeitura no Bairro, em 2013, quando a comunidade da Costeira pediu ao prefeito Cesar Souza Junior que realizasse este sonho. A ideia saiu do papel na sequência, com a chegada de uma equipe de engenheiros, que também são skatistas amadores, para desenhar o projeto.

O resultado foi um sucesso. Com uma área de 1,4 mil metros quadrados, a estrutura da pista tem um formato bowl – um tipo de piscina com fundo abaulado, quase uma tigela (que é, aliás, a tradução literal de bowl) - o flow e uma área de street, onde os esportistas utilizam o mobiliário urbano (como bancos, corrimãos e escadas) para executar suas manobras radicais.

“Foram muitos meses de pesquisa, de visitas ao local, de reuniões e de troca de experiências entre engenheiros e skatistas e está aí, uma das melhores pistas do Brasil”, explicou o secretário de Obras, Rafael Hahne.

O investimento da Prefeitura foi de R$ 680 mil e é a primeira com capacidade e estrutura para abrigar competições internacionais. Chamada pelo prefeito Cesar Souza Junior de ‘o Maracanã do skate’, a pista será utilizada por mais de 28 mil skatistas de Florianópolis.

“Estamos entregando um pedido dos moradores da Costeira, que vieram com seus skates em um Prefeitura no Bairro e nos relataram o quanto esta pista é importante para o esporte. Com muito orgulho, estamos entregando a melhor já vista no Estado”, afirmou o prefeito.

Inauguração com o Vans Park Series

E quem está estreando a pista até este sábado (11) são os melhores skatistas do mundo no evento Vans Park Series. A etapa de Florianópolis é a segunda classificatória do torneio: a primeira foi em Melbourne, na Austrália; a terceira será em Vancouver, no Canadá, e a quarta, em Huntington Beach, Califórnia (EUA). A grande final, com prêmios que ultrapassam US$ 500 mil, será em Malmö, na Suécia, em 20 de agosto.

Um dos fundadores da Vans – uma das maiores empresas de vestuário e acessórios para esportes - e vice-presidente de eventos da marca, Steve Van Doren, esteve na inauguração da pista e entregou um skate ao prefeito como agradecimento pela iniciativa.

“Em um futuro próximo, o skate será uma categoria das olimpíadas e a pista de Florianópolis ficou fabulosa”, afirmou.

Confira a programação do evento

Sábado (11/06)

10h30: Aquecimento para semifinalistas

12h: Semifinal - 20 skatistas. Cinco da classificatória encontram os 15 skatistas convidados. As baterias contarão com 5 skatistas e cada um deles terá direito a 4 voltas de, no máximo, 45 segundos. Só a melhor volta conta. Os 8 melhores avançam para a final.

14h: Final - 4 Voltas para cada skatista. Máximo de 45 segundos ou até cair. Erro na primeira manobra dá direito a rebate, apenas uma vez. O cronômetro será zerado. Só a melhor volta será validada

15h: Best Trick seguido da entrega da premiação.