21/09/2016 - GMF - Segurança
GMF participa da abertura do Parque Jardim Botânico
Solenidade oficial será das 10 ao meio-dia e a programação segue à tarde, com atividades culturais e recreativas

foto/divulgação: Divulgação/Deniz Malagueta

Turma de boxe dará aula aberta para público

Canções como o Rancho de amor à Ilha, do poeta Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho, serão entoadas pelo Coral Vozes do Arvoredo na abertura do Parque Jardim Botânico de Florianópolis, no próximo sábado. O grupo integra o setor de educação da Guarda Municipal e estará presente ao evento com programação especial a partir das 10 horas no dia 24 de setembro.

A abertura contará com diversas atrações para a comunidade. Na parte da manhã, uma aula aberta será realizada com os alunos do projeto Boxe na Escola, que agrega em torno de 100 jovens das comunidades de Florianópolis. Guardas municipais também farão o trabalho de conscientização e distribuição de material informativo sobre educação no trânsito, além de pintura facial nas crianças.

A abertura do parque ocorre por meio de um termo de cooperação entre a Epagri e a Prefeitura de Florianópolis. A  gestora Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) abrirá o local à visitação pública. A solenidade oficial será das 10 ao meio-dia e a programação segue à tarde, com atividades culturais e recreativas.

Oportunidade

Desenvolvido pela Guarda Municipal, o projeto Coral Vozes do Arvoredo atende em torno de 65 crianças carentes, entre 8 e 14 anos. O maestro e guarda municipal Ramon Pereira da Silva conta que o primeiro grupo surgiu em 2002, mais precisamente na comunidade do Siri, no Norte da Ilha.

Presente em diversas programações do município e atividades culturais, o coral se apresenta em eventos que fazem parte do calendário oficial da Prefeitura de Florianópolis como a Fenaostra e as apresentações de Natal.

Com o objetivo de dar uma ocupação aos adolescentes, unidos pela música, os estudantes da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, dos Ingleses, participam das aulas de música no contraturno escolar. Novas vagas abrem sempre no início do ano e o projeto tem atraído cada vez mais interessados.

“A música traz uma maior concentração nos estudos. Temos casos comprovados de significativa melhora nas notas e comportamento. Além de trabalhar também na autoestima dos alunos”, evidencia Silva.

Boxe na escola

Há seis anos, na garagem de casa, na localidade de Tijuquinhas, em Biguaçu, começava o projeto do professor e guarda municipal Deniz José da Silva. Dar aulas de boxe para crianças carentes sempre foi para Silva uma vontade de poder oferecer mais oportunidades para os adolescentes que vivem em áreas de vulnerabilidade social.

Com esforço próprio, começou o projeto que em 2014 ganhou o apoio da Guarda Municipal. Todos os anos, em média 100 jovens se formam nas aulas do professor Deniz Malagueta, como é conhecido.  Muitos ganharam os ringues e são medalhistas. Eles veem no esporte um caminho para o futuro longe das drogas.

“Minha satisfação é ver os resultados como a melhora nos estudos e a participação de alguns deles em competições. É um trabalho de formiguinha, construído ao longo dos anos. Hoje, alguns de meus ex-alunos já me ajudam nas aulas”, comemora o professor.

Este ano três escolas são atendidas pelo projeto: E.B.M. Carvalhal, no bairro de Coqueiros, E.B.M. Adotiva Liberato Bitencourt, na Costeira, e Escola Básica Municipal Padre João Alfredo Rohr, no Córrego Grande. As aulas serão realizadas duas vezes por semana, aberto aos jovens de 10 a 16 anos, de ambos os sexos.