14/01/2021 - RESIDUOS - Comcap
Comcap fará sete coletas de verdes por domicílio em 2021
Recolhimento começa segunda (18) na Daniela. No dia marcado, restos de poda devem ser colocados na rua às 7h

foto/divulgação: Cristiano Andujar/Divulgação PMF

Coleta seletiva de verdes

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, retoma a coleta seletiva de resíduos verdes (restos de quintal e jardim) nesta segunda-feira (18). A coleta de verdes 2021 começa pela Daniela e termina em  22 de dezembro, no Itacorubi. Cada domicílio poderá se programar para sete coletas de restos de poda este ano.

CLIQUE AQUI para ver o calendário anual da coleta de verdes

A coleta domiciliar de verdes é um serviço inovador implantado em Florianópolis em 5 de junho do ano passado. Em 2020, foram coletadas mais de 3 mil toneladas de resíduos verdes entre os serviços de porta em porta, remoção e entrega voluntária nos Ecopontos. A projeção é aumentar 30% este ano.

A logística da coleta de verdes prevê 36 roteiros que atendem 70 localidades. Foi estruturada de forma que o morador possa se programar para entregar os resíduos na porta de casa a cada seis semanas. Sempre no mesmo dia da semana, pela manhã. Por exemplo, Daniela, será o primeiro bairro, terá coleta de podas nos dias 18 de janeiro, 8 de março, 26 de abril, 7 de junho, 19 de julho, 30 de agosto e 18 de outubro, sempre segundas-feiras, pela manhã.

Como participar

No dia marcado, o morador deve colocar para coleta às 7h, restos de grama, capim e folhas em sacos de ráfia, bombonas, sacos compostáveis ou contentores.

Galhos, cascas de árvores, folhas de palmeiras e bananeiras devem ser arrumadas em feixes de, no máximo, 30 centímetros por um metro.

Os resíduos verdes de quintal e jardim são transformados em cepilho e composto orgânico usados em ações e práticas de agricultura urbana, no ajardinamento e paisagismo de ruas, parques e praças, em hortas urbanas comunitárias e institucionais (redes municipais de saúde e educação).

Melhor equipamento

Dos R$ 10 milhões investidos em seletiva e reciclagem, R$ 588 mil foram para implantar a coleta de verdes. A Comcap adquiriu caminhão com capacidade para 19 metros cúbicos e câmbio automático. É o equipamento mais moderno desenvolvido para coleta de resíduos sólidos no Brasil. O câmbio automático e a cabine para três garis oferecem maior conforto e segurança às equipes de trabalho.

Recuperação de orgânicos

Os orgânicos correspondem a 35% de tudo que é encaminhado ao aterro sanitário pela cidade. Destes, 24% são restos de alimentos e 11% resíduos verdes (podas, restos de jardinagem e folhas varridas na limpeza pública). É material que serve à compostagem e à agricultura urbana, basta o cidadão separar na fonte e entregar para a coleta certa.

Metas 2030

As metas da cidade são reciclar 60% dos recicláveis secos e 90% dos orgânicos até 2030. Cenário em que economizará R$ 50 milhões ao ano entre redução no custo do transporte e aterramento sanitário e ganhos na reciclagem. Nessa conta, R$ 12 milhões ao ano correspondem aos orgânicos que hoje vão para aterro como rejeitos, porque são entregues para a coleta convencional.

Os ganhos com compostagem e reciclagem são reais e relevantes. Chegam a representar, lá em 2030, o valor de 25 caminhões compactadores como o de verdes novos ao ano.

Acesse o ebook sobre a coleta seletiva de verdes CLICANDO AQUI

arquivos para download