25/06/2021 - FSLNR - Se Liga na Rede
Força-tarefa fiscaliza ligações de esgoto em seis bairros, com lacres no Norte da Ilha
Com quatro operações na semana, Blitz Sanear investiga irregularidades sanitárias em Ingleses, Vargem do Bom Jesus, Estreito, Costeira, Córrego Grande e Campeche

foto/divulgação: Djone Joench/Floripa Se Liga Na Rede

Fiscal da Floram e técnicos do Se Liga Na Rede verificam córrego na Costeira durante operação de fiscalização

Força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan fiscalizou nesta semana, em blitz contra esgoto irregular, condomínios, comércios e casas em seis bairros da capital, com lacres efetuados em Ingleses e na Vargem do Bom Jesus, no Norte da Ilha.

O grupo móvel formado por fiscais e técnicos da Floram, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo programa Floripa Se Liga Na Rede, executou quatro operações ao longo da semana, passando pelas seguintes localidades: Estreito, Costeira, Córrego Grande e Campeche.

Os casos mais graves, com lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial, foram flagrados nas ações de segunda-feira (21), na Vargem do Bom Jesus, e quinta-feira (24), em Ingleses. No primeiro bairro, o lacre foi efetuado em frente a um prédio de dez apartamentos na Rua Fabriciano Inácio Monteiro; no segundo, em terreno de várias casas localizado na Ser. Lindomar Álvaro da Silveira.

Ainda em Ingleses, na manhã de ontem, a Blitz Sanear fiscalizou mais três imóveis com irregularidades sanitárias – um deles, um condomínio na Est. Dário Manoel Cardoso, foi autuado pela Vigilância Sanitária (VISA) por extravasamento de fossa a céu aberto, com os efluentes atingindo a rede pluvial.

Outras operações – A força-tarefa foi a três bairros na manhã de terça-feira (22): Estreito, Costeira e Córrego Grande. Nesta operação, a Floram notificou uma oficina mecânica na Av. Jorge Lacerda, principal via da Costeira, e a VISA intimou um condomínio da Rua Sebastião Laurentino da Silva, no Córrego Grande, a esgotar a fossa do imóvel.

A ação de quarta-feira (23), no Campeche, investigou denúncias de lançamento irregular de esgoto em dois locais: em um imóvel em construção na Ser. Sinfronio José Silveira – ao qual a VISA exigiu a apresentação do projeto hidrossanitário em 24h – e em um conjunto de terrenos na Rod. Dr. Antonio Luiz Moura Gonzaga (SC-406).

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 130 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Campeche, Rio Tavares, Sambaqui, Ingleses e Vargem do Bom Jesus.