30/09/2010 - RESIDUOS - Esporte
Aulas de karatê na Associação dos Empregados da Comcap
Mestre Francisco Altino de Souza vê na arte marcial um bom caminho para a qualidade de vida dos colegas

Demonstração da aula de Karatê

_ Osse! É com a expressão que significa Paz e resignação, dita ao tempo de curvar a cabeça e juntar as mãos, que o mestre Francisco Altino de Souza recebe os alunos para mais uma aula de karatê na sede da Ascom (Associação dos Empregados da Comcap), em Capoeiras.

Hoje, ele tem no grupo diversos medalhistas como Alcides Andrino, auxiliar operacional que trabalha na capinação e que alcançou o segundo lugar no Campeonato Bonsai realizado em agosto pela Associação de Wado-Kai, em Biguaçu.

O próprio educador _ ou sensei como prefere, em japonês, língua mãe dessa arte marcial _  é empregado da Comcap. Também do Departamento de Limpeza Pública. Matrícula 2122, facilita ele, lembrando que entrou na companhia em 1988. Sua ligação com o esporte começou ainda em Manaus, quando o jiu-jitsu passou a ser difundido na região amazônica pelo próprio Hélio Gracie. Para evitar lesões, acabou procurando o karatê e nunca mais largou.  Aos 65 anos, usa a própria saúde para convencer sobre os benefícios da atividade física associada à filosofia da arte marcial.

_ Há 14 anos, mantenho esse projeto de dar aulas, foi quando vi que meus amigos, auxiliares operacionais e até motoristas, sofriam muito com diabetes, problemas cardíacos, pressão alta. Pensei que o esporte poderia ser um bom caminho para que tivessem mais saúde e qualidade de vida _ lembra Francisco que, todo dia, depois de sua jornada na capinação segue para o tatame montado na sede da Ascom.

Para ele, “nada no mundo é mais importante que a educação”. O karatê, ensina, é uma filosofia de vida, trabalha a disciplina e proporciona autoconhecimento. “Oferece um tempo para a pessoa olhar para dentro de si e se conhecer.” Além do que, de acordo com Francisco, a arte marcial ensina a não violência. “O covarde não é o que foge da luta; é quem, sabendo ser superior, fere o mais fraco”, aponta.

Aulas de Karatê na Ascom

• Às segundas e quartas-feiras, das 17h30min às 18h30min