29/04/2024 - SMTCE - Pesca e Maricultura
Abertura da temporada da tainha em Florianópolis celebra cultura açoriana
Eventos ocorrem nos dias 30 de abril, 1º e 4 de maio; safra inicia em maio e segue até 31 de julho

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Prefeitura da Capital aumentará a iluminação nos ranchos temporários

As tradicionais cerimônias de abertura da temporada de pesca da tainha em Florianópolis terão início na próxima semana, nos dias 30 de abril, 1º e 04 de maio. Os eventos acontecem na Praia do Moçambique, no Rancho de Pesca (Canto do Morro), na Praia do Campeche, no Rancho de Pesca SocioCultural Getúlio Manoel Inácio (final da Avenida Pequeno Príncipe) e no Pântano do Sul, nos dias 30 de abril, 1º e 4 de maio.

A celebração no Moçambique terá início às 14h do dia 01 de maio, com celebração, Grupo Folclórico Boi de Mamão do Rio Vermelho, premiações e Café Colonial. No Campeche, as festas acontecem no dia 30 de abril e 1º de maio, e vai contar com roda de conversa, exposição de fotos e documentário, terço luminoso, café comunitário, procissão e missa na praia, benção aos pescadores, apresentações artisticas e muito mais. No sábado(4), também acontecerá uma cerimônia no Pântano do Sul, iniciando às 8h, com café, missa e música ao vivo.

Durante a temporada da safra da tainha, a Prefeitura da Capital aumenta a iluminação nos ranchos temporários e também disponibiliza banheiros químicos para os pescadores.

PRAIA DO MOÇAMBIQUE

Quarta-feira | 01/05
Local: Rancho de Pesca (Canto do Morro)
14h Celebração
15h Grupo Folclórico Boi de Mamão do Rio Vermelho
16h Premiações e Café Colonial.

PRAIA DO CAMPECHE

Dia: 30 de abril e 01 de maio
Local: Rancho de Pesca SocioCultural Getúlio Manoel Inácio (final da Avenida Pequeno Príncipe)
Terça- feira | 30/04
18h30 - Cultura da Pesca Artesanal: compartilhando saberes - conversa com pescadores artesanais do Campeche.
Exposição de fotos Campeche Postal com os fotógrafos Mara Freire e Ronaldo Andrade
19h15 - Exibição do documentário “Massa da Promessa ao Divino: Uma História Entre Mares” de Charles Cerchonetto.
20h - Terço luminoso e procissão na praia do Campeche
21h - Confraternização comunitária
Quarta-feira | 01/05
07h30 - Café comunitário
Música com Edu Madma acústico com participação de Harnnon Cardoso
Presença no Rancho do Coletivo Casa das Rendas do Campeche
09h - Procissão e Missa na praia
Hasteamento das bandeiras com representantes dos pescadores artesanais de Florianópolis
10h30 - Benção aos pescadores de todo o litoral Catarinense
11h - Pescadores e a pesca da tainha: conquistas e expectativas para a safra
11h30 - Apresentação artística - Dona Bilica
12h30 e 13h30 - Intervalo
13h30 - Apresentação da Capoeira - Casa Cultural Canela Preta
Oficina de pesca (Cultura da Pesca Artesanal: compartilhando saberes) com Ivanir Faustino
Apresentação do Coletivo Casa das Rendas do Campeche
14h30 - Apresentação da Banda de música do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Limpeza da praia com Instituto Nexxera e comunidade
15h30 - Roda de conversa: Meio Ambiente, Cultura e Pesca Artesanal com Guia Manezinho (Rodrigo Stüpp), Hugo Adriano Daniel e Jair Francisco Ferreira.
Cabo de guerra com a criançada
16h - Exposição e oficina com o projeto Tamar
16h30 - Apresentação do Boi de mamão do Campeche.

PÂNTANO DO SUL

Sábado | 04/05