22/03/2011 - FCFFC - Cultura
Cine Pitangueira celebra aniversário da cidade com sessão especial
Crianças e adultos terão programação especial com exibição gratuita de seis filmes, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição

foto/divulgação: Cinemateca Catarinense

Rua das Tulipas é um dos destaques da sessão de cinema infantil

O Cine Pitangueira realiza uma sessão especial na tarde e noite desta terça-feira (22/03), véspera do aniversário de 285 anos de Florianópolis. A partir das 15h tem cinema para as crianças e à noite, às 19h, a programação oferece dois filmes de Sergio Bianchi - o curta Divina Providência, e o longa Cronicamente Inviável. A programação é gratuita.

A sessão infantil abre com o filme Queda Livre, de Marcelo Vidal e Renan de Moraes, uma animação que fala sobre um desengonçado quati que salta de pára-quedas. Em seguida será exibida a ficção Meus amigos chineses, de Sérgio Sbragia, que traz uma história sobre futebol, selos e ditadura militar. Já o curta Rua das Tulipas, de Alê Camargo, fala sobre um inventor que trabalha para fazer as pessoas felizes.

Em Tratado de Liligrafia, de Frederico Pinto, último filme da sessão para as crianças, os pais de Lili vão viajar, e ela tem de ficar com o avô e a empregada. Para distrair a neta, o avô cria um jogo com poesias e tarefas inspiradas no mundo do escritor Mario Quintana.

Na sessão para adultos, com início às 19h, a programação inclui o curta Divina Providência, que aborda as atribulações na vida de um mendigo ferido, ás voltas com funcionários públicos e a burocracia de documentos e prontuários da Previdência Social. Em seguida, será apresentado o longa Cronicamente inviável, filme que  conta a história de um escritor que percorre diversas regiões do país e vivencia a crueldade e a hipocrisia das relações sociais, econômicas e sexuais no Brasil contemporâneo. As duas produções são assinadas por Sérgio Bianchi.

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema (Funcine), em parceria com a Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

O Quê: sessão de Aniversário de Florianópolis Cine Pitangueira

Quando: terça-feira (22/03), com sessão para crianças, às 15h,

e para adultos, às 19h

Onde: Casa das Máquinas