03/11/2009 - SMC - Cultura
Silvio Sousa Participa do Seminário do Ministério da Cultura
A Secretaria Municipal do Continente enviou a Lages, nos dias 17 e 18 de Setembro, o Gerente Regional de Desenvolvimento Econômico e Eventos, Silvio Sousa, para participar do Seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC), promovido pelo Ministério da Cultura...

foto/divulgação: Alberto Silva

Sílvio Sousa no Seminário do Sistema Nacional de Cultura em Lages/SC

Sílvio trocou informações a respeito de apoio aos museus, bibliotecas e oficinas. Além disso, nas pré-conferências municipais de cultura, Sílvio propôs para o município de Florianópolis: a criação do Parque Industrial do Cinema que proporcionará a criação de novos empregos; a EMESC – Escola Municipal de Ensino Superior de Culturas, que possibilita a formação específica para cada área da cultura e o Conservatório Municipal de Música. Essas informações proporcionam subsídios aos gestores e membros dos conselhos de cultura para implantarem, nos seus respectivos municípios e no Estado, as bases locais para o desenvolvimento do SNC.

Mais de 250 pessoas, de cerca de 140 municípios catarinenses, estiveram presentes na abertura do seminário. Entre as autoridades presentes, estavam o Coordenador Geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e do SNC, João Roberto Peixe; o Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Américo José Cordula; a Presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Anita Pires; o Superintendente Regional substituto do IPHAN em Santa Catarina, Fabiano Teixeira dos Santos; a Coordenadora da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), Juliana Lopes; e a Assessora Especial do Ministro da Cultura, Margarete Moraes.

No Brasil, já foram realizados 15 seminários, incluindo todas as capitais do Nordeste (Salvador, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza, Teresina, Aracaju, São Luís e João Pessoa), além do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Caeté (MG) e Araxá (MG). Até o fim do mês de novembro, em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, serão promovidos seminários para apresentar Propostas de Estruturação, Institucionalização e Implementação do SNC aos setores públicos e à sociedade civil.

“A Proposta da Secretaria Municipal do Continente é de inserir a região no contexto de aplicação cultural, pois o Continente possui 26% da população de Florianópolis e a única Biblioteca Municipal da Capital Catarinense. Esta Biblioteca tem necessidade de revitalização e de oficinas que incentivem o desenvolvimento econômico-social com cursos de teatro, dança e música. O projeto é implantar o Centro Cultural do Continente”, salienta Silvio.