14/02/2013 - SMTTDE - Carnaval
SETUR faz balanço geral do Carnaval 2013
Cerca de 650 mil pessoas participaram da programação

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Coletiva realizada para divulgar o Balanço do Carnaval 2013

Com o slogan “A alegria nos aproxima”, o Carnaval 2013, organizado pela Prefeitura de Florianópolis, traduziu o verdadeiro sentimento da nova gestão de valorizar a cultura tradicional da cidade, promovendo o resgate do carnaval de rua no centro e nos bairros de Florianópolis. Cerca de 650 mil pessoas participaram da programação, que ofereceu 74 opções de diversão no Continente, assim como no Centro, Norte, Sul e Leste da Ilha, com público recorde na maioria dos eventos.

 

No período de 27 de janeiro a 12 de fevereiro, foliões de todas as idades puderam se divertir com a agenda oficial, que iniciou com seis marchódromos relembrando os antigos carnavais da cidade. Outros destaques que movimentaram a agenda carnavalesca e atraíram grande público foram a Festa do Berbigão do Boca, Concurso da Rainha do Carnaval de Florianópolis, Enterro da Tristeza, Desfile dos Blocos e Circuito Skol Folia na região da Praça XV de Novembro, Bailes Públicos, além do tradicional Pop Gay, entre outras atividades na região central que reuniram quase 500 mil pessoas durante os dias de folia.

 

Nas Comunidades, outros 150 mil foliões participaram dos festejos de pré- carnaval e da programação da Folia de Momo. A largada para a animação incluiu a “Festa do Zé Pereira – Joga n’água”, que recebeu 60 mil foliões no Ribeirão da Ilha. Também os eventos em Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Rio Vermelho, Santinho, Campeche, Armação, Ribeirão da Ilha e Pântano do Sul atraíram multidões. Na região continental, a alegria também tomou conta das ruas com desfile de blocos no jardim Atlântico, Abrãao e Monte Cristo, além da animação na Avenida Beira-Mar Continental.

 

Para garantir a folia carnavalesca nas diversas comunidades, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte liberou ajuda financeira a 31 entidades, somando até o momento R$ 434,9 mil em recursos próprios. Outras 45 associações e entidades carnavalescas receberam apoio logístico em infraestrutura. Atendendo aos diversos eventos da programação, a Setur locou banheiros químicos na Grande Florianópolis, distribuindo 540 “pipi-móveis” pela área central e comunidades.

 

 

Limpeza


A produção de resíduos no Carnaval aumentou quase 50% na região central. Com o trabalho de mais de 100 pessoas por dia, a Comcap deu manutenção às festas públicas de Carnaval no Centro, bairros do Continente e Leste, além dos balneários do Sul e Norte da Ilha de Santa Catarina. No Centro, a produção de resíduos somou 60 toneladas, praticamente 50% a mais do que as 39 toneladas recolhidas no Carnaval 2012. 

 

No Centro, trabalharam de 30 a 40 pessoas a cada dia. Além da limpeza das ruas durante e depois dos desfiles de blocos e bailes públicos, quando foram recolhidos 3 mil sacos de lixo, a Comcap fez a lavação das ruas no que consumiu 43 mil litros de água, 150 litros de desinfetante, 42 litros de água sanitária, 25 litros de essência de eucalipto e 20 quilos de sabão em pó.

 

A produção da limpeza pública no Continente foi de 500 sacos de lixo, em torno de 20 pessoas por dia cuidaram da limpeza dos bailes públicos. Durante o Carnaval, 230 garis e 60 motoristas da Comcap mantiveram a normalidade da coleta domiciliar. Foram coletadas 1,8 mil toneladas de resíduos sólidos em Florianópolis.

 

Nas comunidades, foram recolhidos pelas equipes da Comcap 2,1 mil sacos de lixo durante o Carnaval do Sul da Ilha, 25% a mais do que no ano passado, quando foram coletados 1,6 mil sacos. Em Santo Antônio e Sambaqui, no Norte da Ilha foram recolhidos 300 sacos de lixo, enquanto que em outros bairros da região o trabalho equipes de limpeza pública se concentrou na limpeza da orla. Durante os cinco dias de Carnaval, foram recolhidos 2,5 mil sacos de lixo em Jurerê Internacional, Ponta das Canas, Vargem Pequena e no marchódromo de Canasvieiras.

 

 

Saúde

 

Nos dois postos de atendimento médico montados pela Prefeitura de Florianópolis para o Carnaval 2013, um na sede do Instituto de Previdência e outro no Arquivo Histórico, foram registrados um total de 653 atendimentos, sendo 45 relacionados a objetos cortantes como cacos de vidros, que precisaram de suturas. As demais ocorrências médicas estão relacionadas à ingestão de álcool.

 

Cada posto contou com dois médicos, um enfermeiro, cinco técnicos de enfermagem. Também foram destacadas duas ambulâncias, sendo uma unidade básica (com socorrista e técnico de enfermagem) e outra avançada (com UTI, médico, enfermeiro e socorrista).

 

Segurança

Todo o efetivo da Guarda Municipal foi disponibilizado para fazer o monitoramento das áreas públicas a pé, em motos e nas viaturas, totalizando 390 Guardas Municipais. Além disso, a Prefeitura de Florianópolis contratou um total de 190 profissionais para garantir a segurança nos eventos do calendário oficial e ficaram distribuídos nos bailes públicos e no Pop Gay. Já a Polícia Militar realizou a Operação Alegria, que transcorreu normalmente, sem que houvesse registro de nenhuma ocorrência grave durante o período carnavalesco.

 

Público

 

Um dos destaques do Carnaval 2013 foi a presença do público em grande número nos eventos carnavalescos. Tanto na área central quanto nos demais bairros que realizaram festejos de Momo, mesmo com a restrição nos horários de ônibus até 22h, as atividades reuniram milhares de foliões.

Destaques no Centro

Berbigão do Boca – 35 mil pessoas

Concurso Rainha do Carnaval de Florianópolis – 40 mil pessoas

Enterro da Tristeza – 25 mil pessoas

Bailes públicos no Centro e Continente – 25 mil pessoas

Desfile de blocos na Praça XV de Novembro / Cicuito Skol Folia – 243 mil pessoas

Pop Gay – 60 mil pessoas

 

 

 

Destaques nas comunidades

Santo Antônio de Lisboa – 35 mil pessoas

Pântano do Sul – 25 mil pessoas

Armação – 15 mil pessoas

Campeche – 15 mil pessoas

Sambaqui – 5 mil pessoas

Canasvieiras – 5 mil pessoas

Santinho – 8 mil pessoas

Ponta das Canas – 6 mil pessoas

Rio Vermelho – 5 mil pessoas

 

Outros Eventos

 

Feijoada do Cacau – 5 mil pessoas

Municipal da Raça – 3 mil pessoas

Peixada do Gui – 7 mil pessoas

Fields – 5 mil pessoas

Pontos Positivos

  • Público recorde nas comunidades e também no Centro,
  • Criação de dois novos dias de evento como domingo e terça
  • Eventos gratuitos
  • Grande número de entidades beneficiadas com subvenção e infraestrutura,
  • Limpeza da Comcap logo ao final dos eventos,
  • Trabalho da Polícia Militar, Guarda Municipal e segurança privada,
  • Nenhum incidente grave registrado,
  • Central de Atendimento ao Folião,
  • Participação maciça da comunidade nos eventos dos bairros e centro,

 

Dados da Infraero

  • Informo a movimentação de voos no período de 07 a 14 de fevereiro (Carnaval):
  • Voos extras: 6 da TAM (3 chegadas e 3 partidas). 2 da TRIP (1 chegada e 1 partida). 48 da Azul (24 chegadas e 24 partidas).
  • Voos charters: 46 voos charters internacionais, provenientes do Chile, Argentina e Uruguai.(partidas e chegadas)