20/08/2013 - SMCTDES - Eventos
Projeto incentiva uso de bicicletas por servidores
Ação faz parte do Plano de Sustentabilidade

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

O prefeito Cesar Souza Júnior foi para casa de bicicleta

Com o objetivo de incentivar uso da bicicleta como meio de transporte dos servidores municipais, a Prefeitura da Capital, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, lançou o projeto Pedala Prefeitura. A iniciativa conta ainda com o apoio das secretarias municipais de Administração e Mobilidade Urbana e dos voluntários do Bike Anjo.  

 

A proposta é de que além dos finais de semana a bicicleta passe a ser utilizada no trajeto casa-trabalho-casa e nas próprias atividades em serviço que exijam o deslocamento em pequenas distâncias. A ideia é que desta maneira se reduza o uso de veículos automotores, colaborando com a redução de emissão de gases poluentes. Além disso, é uma forma de incentivar que pessoas fora do quadro de servidores sigam o mesmo exemplo.
 
Todas as ações a serem traçadas levarão em conta uma pesquisa de origem e destino a ser realizada com os servidores municipais. Um dos pontos previstos é de atingir um percentual de 30% da categoria com o acompanhamento e orientação do Bike Anjo, formado por voluntários, que tem por missão auxiliar na escolha de roteiros e de formas seguras de comportamento no trânsito. "A estrutura cicloviária de Florianópolis precisa melhorar muito e ninguém esconde isso, mas precisamos mais do que isso, precisamos entender que ir e vir de bike não é uma missão impossível”, avalia Maikom Costa da SMSTDES e coordenador do projeto.
O projeto pretende ainda criar um grupo de pelo menos quatro servidores por órgão municipal que utilizem a bicicleta como meio de transporte. Para garantir a segurança, será oferecido um Curso de Formação do Ciclista Urbano, cuja meta é atingir 30% do quadro municipal. Em cada um dos prédios da Prefeitura de Florianópolis, deverá ser instalada infraestrutura para a guarda das bicicletas.


galeria de imagens