Consulta Pública 2018:

Edital - Ter no edital implantação de uma escola de vela pública para incentivo ao esporte.

Resposta - O projeto prevê a implantaçao de uma escola de vela e de esportes náuticos, esta será de carácter privado. Serão previstos programas especiais para o atendimento do público carente.



Edital - Parabéns pelo belo trabalho. Que seja a primeira de um amplo programa de marinas na orla de Florianópolis!



Edital - Parabéns, Florianópolis não pode desprezar o milionário mercado náutico que é explorado no mundo inteiro. Iremos divulgar este importante projeto que poderá aumentar o faturamento da cidade em até 50%.



Minuta do Contrato - Espaço de pouso de helicóptero, posto mínimo de saúde que permita socorro inicial às urgências médicas, pequenas, médias e grandes. Não um posto de atendimento,mas, sala compatível, com o minimo necessário. Já suturei paciente a bordo de barco sem boas condições junto a um trapiche de marina.

Resposta - A cerca de 500 m do projeto já existe um heliponto que atenderá futuramente ao público da Marina. O projeto prevê um espaço para posto de enfermagem junto ao atracadouro transporte marítimo.



Termo de Referência - Parabéns pelo grande projeto, sugiro que se observe atentamente a pertinência das vagas de estacionamento no projeto. Talvez uma redução delas seja uma flexibilização oportuna.

Resposta - O projeto prevê a implantação de estacionamento para cerca de 200 veículos para atendimento dos serviços alocados no espaço. Será avaliada a possibilidade da redução destas vagas.



Termo de Referência - A Marina é sem dúvida uma benfeitoria que nossa cidade merece. Estamos em uma ilha e devemos estar voltados para o mar. Como amante do Mar e do Remo, tenho uma grande preocupação com outras formas de locomoção e competição náuticas, que não somente as proporcionadas por veículos a motor. No caso do remo, há a necessidade de uma raia abrigada do vento, estando mais próxima à margem e não por fora, como contemplava o projeto original. As competições de remo acontecem em um percurso de 2000m de comprimento por 120m de largura. Tenho a certeza de que nossos engenheiros encontrarão soluções para todos os modais. O Remo é um esporte ímpar, sinônimo de honra e bons costumes nos EUA e Europa. É um patrimônio da cidade e deve se manter vivo nos costumes do nosso povo e na formação de bons cidadãos. Grato pela atenção.

Resposta - O projeto do Parque Marina tem como diretriz o fortalecimento dos esportes náuticos e a criação de espaços adequados a sua prática. Em relação específica ao remo foram incluídas nas páginas 53 e 54 do Termo de Referência da Concessão pontos a serem considerados pelo concessionário nas próximas etapas de desenvolvimento do projeto.



Edital - Ao analisar o projeto conceitual, verifiquei que os estudos técnicos de viabilidade são muito bons, mas se tivesse sido realizado o EIA/RIMA do empreendimento e obtidos as licenças ambientais e as dos órgãos intervenientes traria mais segurança jurídica ao investidor. Observa-se que é notória a ausência de consultores internacionais na concepção do projeto. Empresas com larga experiência em projetos de marinas no exterior poderiam ter contribuído para um projeto com visão mais empresarial, haja visto que haverá um aporte financeiro considerável no projeto. Sob o ponto de vista de Parque Público a proposta é bem interessante, mas caberia ao poder público implementá-la. Sob o ponto de vista empresarial, um investimento que vai passar de 100 MI, a valores atuais, deveria ter mais atrativos de gastronomia, entretenimento e outros quesitos, senão o investidor não tem retorno. Uma sugestão é que o projeto conceitual seja ainda avaliado por empresas com larga experiência no exterior para que (...)

Resposta - O formato planejado para o projeto Parque e Marina Beira Mar foi o de uma concessão de espaço público para construção de equipamentos privados (Marina, Restaurantes, Lojas, etc.) que gerassem como contrapartida um espaço singular de uso público que qualificasse a área de lazer da Beira Mar Norte (Parque). A motivação da consulta pública em andamento foi a de buscar também considerações de empresas estrangeira quanto ao projeto apresentado, visto que o material do projeto foi traduzido para a língua inglesa e a consulta divulgada a entidades estrangeiras, buscando a participação de consultorias internacionais. Será avaliada a inclusão no projeto de outros equipamentos com potencial de geração de retorno econômico.



Edital - Manifesto preocupação com a não previsão de ampliação das faixas de rodagens da Av. Beira Mar e com a possível obstrução da rampa para barcos (frente R. Arno Hoeschel), caso ocorra o alargamento da faixa de areia da praia, prevista para aquela orla. Grato pela oportunidade!

Resposta - O projeto do Parque Marina já contemplou em seu desenho a implantação do projeto do anel viário, onde haverá a inclusão de uma faixa de rodagem para o transporte público, através do BRT - Bus Rapid Transit. Está prevista a implantação de nova rampa de acesso público em local protegido do vento nordeste para acessos de barcos e Jet Skis que pode ser visualizada na prancha nº 15.



Edital - A cidade merece um espaço como este. No entanto, o projeto me preocupa pela visível falta de estacionamento. Não consegui visualizar no projeto. Este item é fácil de ser encaixado. Até mesmo abaixo do espaço destinados às quadras, parque e lojas. Assim, este espaços poderiam ser elevados com estacionamento embaixo. Simples assim e com o detalhe de previsão de cobrança de estacionamento pela Prefeitura.

Resposta - O projeto prevê a implantação de um estacionamento subterrâneo para cerca de 200 veículos sob as áreas de lazer como pode ser visualizado na prancha nº 17. Os recursos gerados pelo estacionamento serão geridos pela empresa concessionária como contrapartida da construção do complexo do Parque e Marina.



Edital - O projeto da Marina tem que ser na Baia Sul.

Resposta - O parque público previsto vem complementar o parque linear existente na Beira Mar que hoje oferece poucos equipamentos de lazer e é prioritariamente tratado como local de passagem. Pelo público a que atende diariamente a estrutura existente há a necessidade da criação de uma área mais ampla para a implantação de uma maior variedade de atividades esportivas e de lazer. O Plano de Ordenamento Náutico de Florianópolis ressalta a condição física da costa oeste e como seu principal atributo o potencial para instalação de empreendimentos náuticos. A linha da costa nesta região é derivada de intervenções humanas com aterros e enrocamentos, configurando um sítio com menores interferências no meio ambiente, bem como menos impactos ambientais. A implantação na Baia Sul de equipamento similar no futuro será encaminhada como proposta ao IPUF.



Edital - Sugerimos fazer estacionamento como nos outros países , área de estacionamento para motor home e trailher não é camping , vamos evoluir já que é projeto para futuro, pois pessoas que têm lanchas também tem motor home, vamos progredir ok

Resposta - Será considerada a sugestão de implantação de vagas especiais para motor home e trailer no estacionamento do Parque Marina, sendo incluída no TR solicitação de análise de sua viabilidade.



Edital - Já demorou! Uma ilha tão linda de costas para o Mar! Uma ilha tão linda querendo ficar longe da segunda maior economia do mundo! O turismo!!! Temos tudo que Deus pode oferecer! Mas os políticos não sabem aproveitar! Precisamos do crescimento sustentável! Precisamos de qualidade de vida! Quero o crescimento e o desenvolvimento urgente! Estamos ficando longe das grandes capitais e principalmente cidades como Balneário Camboriú.