03/02/2015 - Educação
Chega ao fim primeiro dia do COEB 2015

Evento se estende até amanhã, quarta-feira (04)

foto/divulgação: Divulgação

Evento se estenderá até esta quarta (4).

O primeiro dia do COEB, Congresso de Educação Básica, chegou ao fim. Entre as atividades esteva a conferencia com Carlos Roberto Jamil Cury, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC, com a Conferência sobre os fundamentos, princípios e diretrizes da Educação Básica na perspectiva da indissociabilidade de suas etapas e modalidades de ensino. Houve ainda três palestras e apresentação de sete trabalhos de profissionais da rede municipal de ensino.

 

Em sua quinta edição, o evento tem como tema “A Indissociabilidade na Educação Básica: especificidades, desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas”.

 

O objetivo é proporcionar discussões a respeito de políticas públicas que envolvam a educação infantil, fundamental e a educação de jovens, adultos e Idosos (EJA). Além de palestras e conferências, há apresentações de trabalhos de relatos de experiência de profissionais da rede municipal de ensino.

 

Realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, o evento, que acontece no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, se estenderá até amanhã, quarta-feira (04).

 

Segundo dia de evento

 

A partir das 8h30, Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais, iniciará o segundo dia do evento com a conferência “Indagações sobre currículo: conhecimento, diferença cultural e possibilidades de um novo paradigma”.

 

Às 10h30, haverá a palestra “Educação Básica e a perspectiva intercultural: uma discussão necessária para a consolidação de uma escola de todos”, ministrada por Nadir Esperança Azibeiro, da UFSC. Vânio César Seemann, da Secretaria Municipal de Educação da Capital, falará sobre “As múltiplas dimensões humanas na Educação Básica”, enquanto as professoras Anna Bondioli e Donatella Savio, da Università degli Studi di Pavia, na Itália, darão a palestra “Qual avaliação para as instituições educativas: a abordagem de "promoção do interno" desenvolvida na Itália”.

 

Apresentação de Trabalhos

 

A tarde do segundo dia do COEB contará com apresentação de trabalhos na modalidade “Relatos de Experiência”. “A participação das famílias como parâmetro de qualidade na Educação Infantil”, desenvolvido no Núcleo de Educação Infantil Doutora Zilda Arns Neumann, será tema de Andreia do Carmo, Joice Jacques da Costa Pereira e Marlise Oestreich.

 

Alessandra Aguiar e Melissa Weber de Oliveira explanarão sobre “O desafio da gestão democrática na Educação Infantil: projeto político pedagógico e indicadores de qualidade”, realizado no NEI Campeche. “O uso de Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) em uma turma de 1º segmento da EJA: construção de saberes, afirmação de identidades”, será o assunto de Deisi Cord e Rosane Maria Kreuch, que desenvolveram a iniciativa no Núcleo EJA Sul 1 – Costeira.

 

Bruno Zilioto, Cristiano Carli, Elika da Silva, Patrícia Arcoverde, Ricardo Pinho, Rochele Vaucher, Rose Pinheiro Aguiar e Silva e Tiago Lima apresentarão o trabalho “As regiões brasileiras: um projeto musical interdisciplinar”, realizado na Escola Batista Pereira. “A organização do planejamento das professoras auxiliares na creche poeta”, será o tema de Elaine Cristina Pereira Lima e Nataliê Andiara Be Cardoso.

 

“O fantástico da turma 41”, projeto da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, será exibido por Ana Lúcia Machado e Greyce Bressan Rocha. Dirciane Schimith Dalagnol e Sandra Dias da Luz abordarão o “Webcurrículo e ensino de Ciências”, realizado na Escola Virgílio do Reis Várzea. Finalizando as apresentações, Elisangela Aparecida Carvalho, Maria Elisete da Silva e Rosenei Ferreira de Lima exporão o “Conhecer para preservar”, trabalho do NEI Nagib Jabor.

 


arquivos para download

galeria de imagens