Secretaria Executiva de Comunicação Social

28/11/2016 - Comunicação
Prefeito Cesar Souza na 70ª Reunião da FNP
Cesar Souza Junior vai integrar comissão de prefeitos que terá encontros em Brasília sobre orçamento

foto/divulgação: Foto: Mauro Vaz / PMF

Florianópolis teve queda de arrecadação

O prefeito Cesar Souza Junior integrará uma comissão de 10 prefeitos, que na próxima quarta-feira (30) vai a Brasília para encontros com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, presidente do Senado, Renan Calheiros e Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. A decisão foi da plenária da 70ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos, realizada em Campinas (SP). A confirmar o encontro após a tragédia que enlutou Chapecó com a queda da aeronava da Chapecoense.

Segundo o prefeito Cesar Souza Junior, nestas reuniões serão tratados assuntos emergenciais que afetam os municípios brasileiros bem como o levantamento de recursos repatriados (os Estados já conseguiram), além do fechamento das contas atuais, o pagamento de precatórios e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com a necessidade de alterações quando há queda de arrecadação.

Cesar Souza Junior participou nesta segunda-feira (28), em Campinas (SP), do primeiro dia da programação da 70ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. Ao longo do dia foi realizada a Plenária de Prefeitos dos atuais mandatos, cuja pauta principal foi o debate sobre o fechamento de contas 2016.
O encontro vai até quarta-feira (30) para discutir entre outros assuntos, a regulamentação dos serviços de transporte individual remunerado de passageiros baseado em tecnologia de comunicação em rede; o crescente desequilíbrio entre os custos e as tarifas do sistema de transporte público urbano; o impasse no financiamento dos serviços de limpeza urbana e a estruturação da gestão municipal para promover e manter PPPs.
Segundo Cesar Souza Junior, as reclamações dos prefeitos são muito parecidas e todas indicam o mesmo caminho. "Temos uma demanda cada vez maior por serviços públicos, contrariamente à queda na arrecadação, tornando o trabalho dos prefeitos muito difícil", destacou. O prefeito acrescentou o fato de este grupo de prefeitos, do mandato 2013/2016, ter enfrentado um processo tão adverso em relação a receitas municipais.
Anuário

Os municípios brasileiros destinaram, em 2015, R$ 25,7 bilhões a mais que o mínimo exigido pela Constituição, o equivalente a toda arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O dado emblemático foi apresentado pelo Anuário Multi Cidades - Finanças do Brasil - Ano 12-2017, lançado na manhã desta segunda-feira (28), durante a 70ª Reunião FNP.

A publicação é uma parceria da FNP com a Aequus Consultoria, e já reconhecida como um instrumento de transparência das finanças municipais. Além de dados sobre saúde, o Anuário contém também os mais relevantes números sobre receitas, despesas, educação e outras áreas da administração pública, com conteúdo voltado a fomentar as discussões sobre o pacto federativo.