Secretaria Executiva de Comunicação Social

05/12/2016 - Comunicação
Prefeito avalia prejuízos do vendaval
Leste e Sul da Ilha foram visitados e, entre os principais estragos, estava o destelhamento de estabelecimentos de ensino

foto/divulgação: Mauro Vaz

Danos às escolas paralisaram as aulas

O prefeito Cesar Souza Junior vistoriou na tarde desta segunda-feira (5) as regiões do Leste e Sul da Ilha, acompanhado dos secretários de Obras, Rafael Hahne, e da Educação, Rodolfo Pinto da Luz. Estiveram na Lagoa da Conceição, no Canto da Lagoa, na Joaquina, no Campeche, no Morro das Pedras e na Armação, para verificar os danos que a ventania da madrugada de domingo provocou em Florianópolis.

Durante a vistoria, ficou claro que o principal desafio com relação à avenida das Rendeiras, após o restabelecimento da energia, será a limpeza dos galhos de árvores na borda da pista e nas servidões próximas. Já no Canto da Lagoa, muitos abrigos de ônibus foram danificados, sendo que alguns chegaram, inclusive, a tombar por inteiro. De acordo com Hahne, estes trabalhos de limpeza e de retirada dos abrigos levarão cerca de dez dias.

Na Joaquina, o maior problema foi a invasão das dunas na pista.

No Campeche, o centro de saúde foi encontrado às escuras, ainda que a Celesc e a secretaria de Obras, a Comcap e a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) estejam trabalhando para atender às demandas. Ainda de acordo com o secretário de Obras, o levantamento dos estragos está sendo feito “para alimentar o sistema da Defesa Civil do Município e buscar recursos para recuperação da pavimentação e drenagem”.


Educação


Na Armação, a Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos teve o ginásio destelhado, mas uma força-tarefa que envolveu diretor, professores e a empresa que presta manutenção para a Secretaria da Educação realizou rapidamente a limpeza necessária. A nova telha será recolocada nesta terça-feira (6), assim como os vidros das salas de aula que foram destruídos. 

 

Neste estabelecimento de ensino, as aulas já serão retomadas. Diferente do caso do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Armação, que continuará com as aulas suspensas, o que poderá seguir por toda a semana, devido à destruição do telhado e do beiral de alvenaria. “Até para a segurança das crianças”, justificou Pinto da Luz. 

O secretário da Educação ainda percorreu a Escola Básica José Amaro Cordeiro, no Morro das Pedras, que já havia sido atingida no último vendaval. Desta vez, o prédio e o ginásio tiveram os telhados destruídos, sendo que já foram retirados e serão recolocados nesta terça-feira. Ali, as aulas estão igualmente suspensas por tempo indeterminado.

No Ribeirão da Ilha, a Creche Caetana Marcelino Dias também não terá aula nesta terça-feira. Enquanto na Escola Básica Batista Pereira as crianças já poderão retornar aos bancos escolares. Ambas foram destelhadas.


galeria de imagens