Secretaria Executiva de Comunicação Social

30/11/2009 - Social
Prefeito Dário se mostra preocupado com a sustentabilidade da Capital
Para evitar deslizamentosem decorrência de fatores climáticos, Dárioconstruiu muros de contençãopara protegermoradores doMaciço do Morro da Cruz

foto/divulgação: Mauro Vaz

Seminário na Assembleia

O prefeito Dário Berger está preocupado com a sustentabilidade de Florianópolis e ressaltou durante o Seminário Estadual, que debateu a importância do Fundo Comunitário de Reconstrução, que as ações executadas no Maciço do Morro da Cruz impediram catástrofes como as que ocorreram no interior do estado, em 2008 e que foram relembradas no evento. Ele comentou que anos atrás a população do maciço sofria com deslizamentos, quedas de barreiras e outras tragédias, mas agora está protegida de problemas causados por fatores climáticos. “Construímos muros de contenção e realizamos outras melhorias no local”.
O Seminário sobre a prestação de contas do Fundo Comunitário de Reconstrução ocorreu hoje à tarde (30/11) no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. Participaram do evento organizações da iniciativa privada que se agregaram ao fundo, além da Defesa Civil estadual. O major PM Márcio Luiz Alves, diretor da Defesa Civil afirmou que várias entidades e pessoas físicas, além de organismos internacionais se ofereceram para ajudar os flagelados da tragédia de 2008. Entre setembro e novembro daquele ano choveu ininterruptamente em diferentes regiões de Santa Catarina, causando enchentes, inundações e deslizamento que provocaram a morte de 135 pessoas e deixaram milhões de desabrigados.
A ajuda veio de toda a parte do mundo, incluindo o Instituto Camargo Correa, Fundação Itaú Social, Instituto Comunitário Grande Florianópolis e outras organizações que conseguiram arrecadar R$ 36,8 milhões. A prestação de conta dos valores arrecadados e o que foi feito em prol dos desabrigados foi destacado no seminário.