Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

25/08/2014 - Igualdade
Saúde da população negra
Florianópolis cria mecanismos de atenção à saúde da população negra

foto/divulgação: COPPIR

Reunião Comitê Saúde da População Negra

Por solicitação da COPPIR, a Gerência de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde apresentou na última reunião do Comitê de Saúde da População Negra, que ocorreu no dia 21 de agosto às 14hs, as ações que estão sendo implementadas de atenção à saúde desta população. 

Uma das ações é a inclusão de material informativo sobre doenças sensíveis à etnicidade nos guias informativos do Prontuário Eletrônico que está sendo reformulado. Além disso, os profissionais da rede receberão informações sobre as doenças com maior incidência na população negra nos encontros de capacitação presencial, medida importante para sensibilizar a conduta clínica.

Também será possível, através do novo Prontuário, o desenvolvimento de relatórios que indiquem vieses de etnicidade na Assistência à Saúde. 

Tais medidas irão garantir uma melhora qualitativa no atendimento da população negra no Sistema Municipal de Saúde.

Alertamos aos usuários a importância da autodeclaração de Cor/Raça no momento do atendimento. Ao declarar sua Cor/Raça o profissional ficará atento as doençãs étnicas que eventualmente possuam, o que garantirá maior rapidez no diagnóstico e no tratamento. A autodeclaração também possibilitará a emissão de relatórios a respeito do atendimento, o que facilitará a localização de eventuais deficiências em relação ao atendimento da população negra, para que possamos corrigí-las. 

Tenha orgulho da sua cor e declare sempre que for solicitado nos serviços públicos.