Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

03/11/2014 - Igualdade
Programação para o mês da Consciência Negra
Atividades em comemoração ao 20 de novembro começam na quinta-feira

foto/divulgação: COPPIR

Mês da Consciência Negra

Desde o século XVII, a população negra está presente em Santa Catarina, fruto do processo escravista que perdurou durante todo o período conhecido como Brasil colonial. Estes africanos fizeram parte da construção de nossa cidade, e da nossa cultura.


Trabalharam na pesca da baleia, nos navios que transportavam as mercadorias aqui produzidas, na manutenção dos espaços públicos e como trabalhadores domésticos. Trouxeram consigo toda uma riqueza de valores e visões de mundo, que contribuiu para a construção da nossa cultura.


Dentro dessa cultura, podemos destacar aspectos materiais, a exemplo de edificações, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, fundada em 1750 pela Irmandade Beneficente N. S. do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, formada por escravos e negros livres - segunda igreja mais antiga de Florianópolis - bem como aspectos imateriais, através da prática cultural do cacumbi, dos terreiros de matriz africana, do orocongo e mais recentemente de práticas culturais negras como o samba, a capoeira, o hip-hop, a dança afro e o maracatu.


Desta forma, neste dia em que comemoramos a Consciência Negra, devemos relembrar a nossa história, valorizar a importância da população negra e da diversidade cultural negra existente na cidade. Devemos continuar construindo uma sociedade com justiça e igualdade. Então, faça a sua parte e diga NÃO AO RACISMO!

Não mais diferenças de sangues e raças. Não mais regalias e termos fatais. A força está toda no povo, nas massas. Irmãos, somos todos e todos iguais. (Fragmento do Hino do Estado de Santa Catarina, 1895, Governo de Hercílio Pedro da Luz)

 

PROGRAMAÇÃO

06/11 - Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI/UFSC)

14h às 18h 

Audiência Pública - Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da história e cultura Afro-brasileira e Africana.

 

12/11 - Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

19h 

Seminário: A importância de inventariar os Terreiros de Florianópolis.

 

18/11 - Faculdade Estácio/ASSESC - SC 401, KM 1, nº 407, Itacorubi

18:45h

Oficina do curso de gastronomia da Estácio/ ASSESC . Culinária  Africana.
Babalorixá Indaromim
Exclusivo para alunos do curso

 

19/11 - Centro de Educação Continuada

8:30h às 17:00h

 9º Seminário de Diversidade Étnico-Racial da Rede Municipal de Ensino

21/11 - Hospital Florianópolis : Rua Santa Rita de Cássia, 1665 - Bairro Coloninha - Anexo II - sala: Auditório

 9:30h

 

Palestra: Discriminação, interseccionalidade e seus impactos sobre condições e comportamentos em saúde.
Profº Hoão Luiz Dornelles Bastos - Departamento de Saúde Pública da UFSC

 

25/11 - Biblioteca Municipal Profº Barreiros Filho

19h 

Socialização de pesquisas de estudantes da EJA da rede municipal, sobre diversidade étnico-racial

 

26/11  - Casa da Memória

18:30h

A Roda de Capoeira é Patrimônio Cultural da Humanidade UNESCO.Debates para a construção da Salvaguarda da Roda e do Ofício de Mestre de Capoeira em Santa Catarina

 

 

Os eventos são uma realização da COPPIR, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Franklin Cascaes, Hospital Florianópolis e IPHAN/SC.